“Os Picantes” levam prémio de mais queridos de Angola em 2021


Os representantes da província do Huambo, conquistaram na noite desta sexta-feira, 08 de Outubro, o Top dos Mais Queridos, edição 2021. O grupo “Os Picantes”, com a música “Crise no Lar”, arrebataram o galardão do maior concurso musical de Angola, com três milhões trezentos e quarenta e oito mil e trezentos e dezessete votos (3.348.317).

O grupo, que levou como prémio 2 milhões de kwanzas, superou a concorrência, entre os quais a dupla Paulo Flores e Yuri da Cunha, que ficaram em segundo lugar com o prémio de 1 milhão de kwanzas. Já o terceiro lugar ficou com Tiviné, de Benguela, que recebeu  800 mil kwanzas.

O prémio da crítica ficou em posse da dupla Filipe Zau&Filipe Mukenga, com o álbum “O Canto da Sereia”. Como prémio, a dupla teve direito a um milhão e quinhentos mil Kwanzas (1.500.000 Kz).

Para grupo que canta o estilo afro house na língua tradicional Umbundu o prémio representa uma grande conquista, conforme ressaltou Chefe Escorrega membro dos Picantes.

“O prémio é símbolo que somos um grupo que gosta de trabalhar, nunca ficamos parados, graças as Deus em 2021 conseguimos o troféu, pela primeira vez o Huambo está de parabéns. Não foi fácil no meio de 18 participantes e todos são fortes e desejamos força a todos que não conseguiram ganhar que pela próxima vão conseguir, disse Chefe Escorrega, membro dos Picantes.

O jovem garantiu que de agora em diante, o grupo irá trabalhar mais, pois com o prémio a responsabilidade aumenta. O o levou a destacar também que investirão cada mais no marketing dos seus trabalhos para que o povo saiba que não é só em Luanda que se faz música.

A gala de consagração, que homenageou “As praças”, um espaço aberto de circulação de pessoas, bens e serviços, onde descobriu-se vários talentos. A mesma contou com a participação de 18 concorrentes em representação de todas as províncias do país, que passaram pelas fases provinciais. Trata-se de uma inovação introduzida pela organização do evento, a cargo da Rádio nacional de Angola, como forma de torna-lo mais nacional e mais abrangente.

“Não foi difícil preparar este espetáculo, apesar da situação que o país está a enfrentar, claro que a condicionante financeira dificulta um bocadinho, mas o entusiasmo e a entrega de todos os funcionários da RNA, que tiveram envolvidos directa ou indirectamente, tornou isto não numa coisa difícil, e sim entusiástica. Pensamos na temática praça por ser um palco em que encontramos os melhores, criadores, inovadores e incentivadores da cultura angolana”, disse ao Angorussia, Rosa Mangueira, membro da organização e porta-voz do concurso.

O Top dos Mais Queridos é uma iniciativa cultural da Radiodifusão Nacional de Angola-EP (RNA-EP) que visa premiar as músicas de cantores individuais ou bandas, envolvendo o público pela votação no processo de selecção das canções em concurso.

Com três edições ganhas desde o longínquo ano de 1982, Pedrito continua a ser o recordista do Top dos Mais Queridos,  seguido de Jacinto Tchipa e Matias Damásio, que conquistou o Top em 2007 e 2013.

Os Picantes não são propriamente um grupo novo. Estão na música há 15 anos, mas nunca conseguiram ter protagonismo. Sua carreira começou a assumir novos contornos em 2013. Após lançarem o single “Mambo tá torto”, o trio nunca mais voltou a ser o mesmo.

Distintos dançarinos e letristas, os cantores residem no Huambo e são um grupo em evolução, mas já têm no mercado dois álbuns, sendo que neste momento, preparam o terceiro.

Clique para ver mais imagens do evento:

Exit mobile version