O lendário grupo angolano SSP, foi condecorado oficialmente pelo Estado angolano, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência de Angola. O reconhecimento marca um dos momentos mais simbólicos da música nacional, com esta homenagem a uma das formações mais influentes da história cultural do país.
Com mais de 25 anos de carreira, Big Nelo, Jeff Brown, Kudi e Paul G formaram um grupo que revolucionou a música urbana angolana, e levou o Hip Hop, R&B e o Rap de Luanda aos PALOP e ao mundo.
“Nunca foi sobre nós, foi sempre sobre os corações que tocávamos com as nossas melodias”, afirmou Big Nelo, numa publicação feita no seu perfil do Instagram.
A cerimónia, marcada por emoção e celebração popular, serviu como confirmação institucional de um legado artístico que ultrapassou a fama para se tornar um movimento cultural. Mais do que um grupo musical, os SSP continua a ser voz de uma juventude que buscava identidade, liberdade e representação.
Com batidas modernas, letras conscientes e atitude inovadora, abriram caminhos e inspiraram gerações de artistas, provando que é possível fazer música moderna com sotaque angolano e alma africana e ser reconhecido internacionalmente por isso.
SSP colocou Angola no mapa da música urbana, e agora, também na história oficial das celebrações da independência.