O músico angolano Adriano Dokas “Ndaka Yo Wini” estreia-se, no dia 25 deste mês, no mercado discográfico com a obra “Olukwembo”, composta por 11 temas de sua autoria, depois de sete anos de carreira a dedicar-se em concertos, com músicas não editadas.
“Olukwembo” é uma obra singular no mercado nacional pela sua componente tradicional, aliada à contemporaneidade das suas composições, dos produtores e instrumentistas internacionais que participaram da produção do disco.
O documento refere que álbum se afigura como uma ferramenta para o resgate cultural das tradições e valores de Angola, por ser cantado exclusivamente nas línguas nacionais e em ritmos africanos, retratando aspectos e elementos identitários do país.
O lançamento do CD decorrerá no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda, num dia em que, além de vender e autografar a obra, o artista vai igualmente testar a sua performance diante dos fãs, através de um show acústico com a sua banda.
Nascido a 5 de Janeiro de 1981, na província de Benguela, município do Lobito, Adriano Dokas “Ndaka Yo Wini” é referência no estilo afro jazz, num ritmo em que as tradições estão bem patentes.
O artista iniciou a carreira em 2011 e durante estes sete anos participou em várias actividades, com realce para actuações na “Expo Milão” em Itália, no “Marco’s African Restaurant” em Cape Town – África do Sul, “Encontro com a África” no Brasil, entre outros pontos do mundo como Portugal e Estados Unidos da Aamérica (EUA).