Figuras públicas consternadas com a morte de Rui Mingas


Várias são as figuras públicas angolanas e colegas de profissão, que lamentam o passamento físico do músico Rui Mingas, que faleceu nesta quinta-feira, 04 de Janeiro, em Lisboa, vítima de doença.

 

O Governador de Luanda, Manuel Homem, lamentou o passamento físico do músico Rui Mingas por meio de uma publicação feita no seu perfil do Instagram.

“Descanse em Paz, Rui Mingas! Fica a lembrança eterna do Angola Avante, o hino da Pátria que nunca mais esquecerá”, escreveu

Por sua vez, o jornalista Jacinto Malungo pontuou que ainda no dia 31 de Dezembro de 2023, navegou longamente pela discografia de Rui Mingas e recebe com grande tristeza a notícia da morte do artista.

“No dia 31, de manhã naveguei longamente pela discografia de Rui Mingas, uma obra que é parte da memória colectiva dos angolanos, recebo com grande tristeza a notícia da tua morte. Um artista incontornável, nome maior da música popular urbana angolana, um intérprete extraordinário do nosso cancioneiro, que a sua música e musicalidade sejam preservadas; que nos lembremos e cantemos Rui Mingas nas cidades e nos campos, a volta da fogueira”, disse

Paulo Flores também não ficou indiferente à este momento de tristeza e endereçou os seus pêsames à família.

“Deixou-nos um gigante da nossa música e da nossa identidade. Os meus sentidos pêsames à família. Descansa em paz”, lamentou.

Outros rostos conhecidos do mercado angolano, também externaram a dor que sentem ao receberem está notícia. Como é o caso de Puto Português, que escreveu um pequeno trecho do Hino Nacional escrito pelo falecido Rui Mingas “Óh pátria nós saudamos os seus filhos, honrados pela nossa independência, vai na luz, grande mestre Rui Mingas”. Yola Semedo partilhou uma fotografia com o artista no seu perfil do Instagram e escreve”: “Faça a tua viagem serenamente e descanse em paz eternamente no reino de Deus, muito obrigado pela hora que me concedeu de conhecê-lo pessoalmente. D.E.P. De Rui Mingas”.

A cantora e compositora, Ary, sublinhou que teve a honra de falar ao malogrado que era sua fã e que o amava.

“Custa acreditar pai, descansa em paz pai grande, tive o privilégio de lhe dizer na cara que era super fã e que o amava, tive a honra de ouvir a voz dele pessoalmente a tecer algumas palavras de incentivo para mim, obrigada por tudo. Pêsames a toda família, muita força”, disse.

 

 

Por: Celestina Sebastião

Exit mobile version