“Dia Internacional do Jazz” foi celebrado com show intimista na voz de Waldemar Basto, Lili Haydn e Mitchel Long


A UNESCO, a American Schools of Angola e a Comissão Nacional de Angola para a UNESCO em colaboração com o Governo de Angola, realizaram na noite desta terça-feira (30) de Abril, um concerto intimista alusivo ao ‘Dia Internacional do Jazz’, que contou com a participação de três vozes sonante do Jazz, entre elas o angolano Waldemar Basto, a Violinista Lili Haydn e guitarrista Mitchel Long, na tenda do hotel HCTA.

Como  objectivo de apoiar as vítimas do ciclone idai em Moçambique, a educação e a saúde em Angola, em clima de harmonia e simplicidade, Waldemar Bastos, Violinista Lili Haydn vencedora de um Grammy Awards 2019 e o guitarrista Mitchel Long, aceitaram o convite da UNESCO e mergulharam de cabeça para um dia especial no mundo da música, cantando e encantando o coração de quem se fez presente no evento.

Com uma sala pouco habitual, com cerca de cem apreciadores do estilo jazz,  o evento abriu com o norte-americano Miitchell Long que interpretou três temas de sua autoria e bem aplaudido pelos presentes.

O espectáculo teve continuidade com a subida da violinista canadiana Lili Haydn que mostrou aos presentes o estilo jazz que é feito no seu país.

E para fechar o evento Waldemar Basto cantou e encantou a plateia com vários sucessos da sua carreira como “ rainha ginga “, “ Teresa Ana”, “ Minha terra “, “ velha Chica” e “ Menina “.

O evento contou com a presença de dignitários nacionais, internacionais e diplomáticos, nomeadamente o director do escritório Regional e Multisectorial da Africa Central sediada em Yaoundé, o chefe do escritório da UNESCO Libreville, representante do Gabão, o Coordenador Internacional do Projecto Cultural de Paz, Presidentes das Comissões Nacionais para o UNESCO de Angola e de Moçambique, representantes da Nações Unidas e das Organizações Internacionais, entre outros.

A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock. Mas foi em 2012 que se celebrou pela primeira vez o “Dia Internacional do Jazz”.

A comemoração tem como objectivo, lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura, é um estilo musical que apela à criatividade e à improvisação. O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX.

New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Acredita-se que a palavra jazz advém da gíria norte-americana. Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie são alguns dos grandes nomes do jazz de todos os tempos.

Exit mobile version