Conheça 4 artistas angolanos pioneiros do Semba


E porque relembrar é viver, o Angorussia decidiu mergulhar no período dos anos 50 a 70 e reunir numa pequena lista nomes de elementos da música popular angolana  considerados como uns dos pioneiros do Semba, nomeadamente Jovens do Prenda, Urbano de Castro, David Zé e Artur Nunes.

O Semba é um estilo de música tradicional mais popular de Angola que surgiu nos anos 50 e 60. Etimologicamente “Semba” significa “Umbigada” em quimbundo e deu origem a vários estilos como a Kizomba e Kuduro.

Em termos musicais é um estilo que depende do processo complexo da fusão e transposição da guitarra e segmentos rítmicos  assentes na percussão, o elemento base das culturas africanas.

Saiba um pouco mais sobre os pioneiros desse estilo amado pelos angolanos.

Jovens do Prenda

Grupo angolano criado em 1968 no bairro do Prenda. Foi um dos primeiros grupos a ter reconhecimento internacional, desta feita a primeira formação do grupo sucede-se com José keno, Zé Gama, Luís Neto, Kangongo, Chico Montenegro. E Foram donos de vários sucessos como “Palace” e “Farra Na Madrugada”.

Urbano de Castro

António Urbano de Castro conhecido como Urbano de Castro e Kota Dikuba foi serralheiro de profissão. O artista cantava em kimbundu e em português e dominava outros estilos como o Rumba, Merengue entre outros. Urbano chegou a gravar com  os Kiezos, Jovens do Prenda, África Rítmos entre outros. Tendo deixado as singelas canções “Assim vai a moda”, ” Carnaval chegou”, “Margarida”, “Rosa Maria” e “Deus Perdoa”.

David Zé

David Gabriel José Ferreira mais conhecido por David zé iniciou a sua carreira artistica em 1966. “Kadica Zé” foi o seu  primeiro disco lançado. E é dono das músicas “Mona Ku Jimbe Manhenu”, “Candinha”, “Namorada do Conjunto”, “Kalunga Nguma”, “Kadika Zeka”.

Artur Nunes

Artur Nunes nasceu no Sambizanga nos anos de 1950. O artista Nunes entoava canções de amor, tristeza e morte, revolucionárias, políticas e deixou vários singles como: “Tia”, “Kisua Ki Ngui Fua”, “Imperialismo”.

Por: Ester Mendes


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *