A audição é um dos cinco sentidos humanos e por meio dela, ao longo da vida aprende-se que alguns barulhos significam perigo, enquanto outros, como o som do mar, provocam nostalgia e boas sensações. Presente nas vidas das pessoas desde antes do nascimento, a música gera estímulos no cérebro, influencia os batimentos cardíacos e até mesmo a respiração. Assim sendo, o AngoRussia trouxe neste artigo 5 músicas que podem tornar a sua quarta-feira mais leve.
Uma música, como combinação de vários sons, traz diversos estímulos. De acordo com estudos da neurociência, ela é capaz de activar o funcionamento cerebral quase completo.
Esses estímulos activam estruturas que podem accionar ou inibir a produção de diferentes hormónios, como a noradrenalina, a dopamina e a serotonina. Essa última, conhecida como “hormónio da felicidade”, é um neurotransmissor que gera a sensação de prazer.
Com todas as reações que gera no cérebro, a música é capaz de diminuir o stress ao fazer relaxar depois de um dia difícil. Pode acalmar em momentos de ansiedade e até mesmo ajudar no combate à insónia.
Quando se ouve uma música mais lenta e tenta-se concentrar na batida, é possível desacelerar a respiração e organizar os pensamentos.
Ouça abaixo músicas que vão fazer o seu dia ficar mais leve:
Filipe Mukenga – Ndilokewa
Selda – Aquela Rua
Edzila – Orgulho
Bruna Tatiana – Borboleta
Pérola – Ninguém Caminha Só