Artistas angolanos reagem à informação do valor monetário a receber por cada transmissão em Rádio e TV


Após ser veiculada a informação de que os músicos angolanos poderão receber 3 Kwanzas cada vez que as suas músicas forem reproduzidas, os artistas Eddy Tussa, Eduina Semedo, Dj Dias Rodrigues e Deezy, reagiram à mesma e emitiram as suas opiniões a respeito.

Foto: reprodução Instagram (páginas dos artistas)

O processo que resulta do pagamento dos direitos de autor, lei que entrou em funcionamento no corrente mês, permitirá que os músicos recebam até 70% do valor arrecadado sempre que a sua obra for executada por algum operador, espaço comercial, restaurante, festa, concerto, entre outros.

Eddy Tussa começou por calcular o valor estipulado, por um determinado número de vezes em que um conteúdo será transmitido e de seguida, o músico questionou se o 3 Kwanzas serão repartidos entre os cantores, instrumentistas e compositores,

“Isto significa que se uma rádio passar mil vezes uma música, a rádio terá de pagar apenas 3 mil kwanzas, repito, 3 mil Kwanzas! Por outro lado, ainda há que esclarecer se estes 3 Kwanzas são para dividir entre os cantores, instrumentistas e compositores”, questionou.

Já a guitarrista Eduina Semedo, usou alguns emojis para rir da informação e destacar “Waaaaaaaaa 3 quê? Pelo menos o valor de 1 pão”.

O Dj e produtor Dias Rodrigues, também se pronunciou tendo sublinhado “É trabalho, se for este valor, melhor continuarmos como estamos”. Ao passo que o rapper Deezy, também achou o valor pouquíssimo e escreveu “Só”.

Importar frisar que, somente os artistas licenciados numa entidade de gestão colectiva (UNAC ou SADIA) e com as músicas registadas no Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), órgão do Estado que supervisiona esta actividade receberão o referido valor.

Quanto aos demais 30% dos dividendos gerados com a execução da música, estes ficam a cargo da Associação Única dos Direitos de Autor e Conexos (AUDAC), entidade única de cobrança, criada em Fevereiro do corrente ano, mas que só agora recebeu o certificado que permite dar início às suas actividades.

Exit mobile version