Angolanos e Portugueses uniram-se para homenagear Amália Rodrigues em Luanda


Artistas angolanos e portugueses unira-se para homenagear a fadista  Amália Rodrigues na quinta edição do “Festival Caixa Fado” realizado na passada quinta-feira 17 de Outubro, no Cine Atlântico em Luanda.

Os artistas portugueses, Mel, Lina, Tânia Oleiro, Cidália Moreira e Marco Rodrigues em dueto com os angolanos Patrícia Faria, Pérola e Paulo Flores uniram-se para homenagear a considerada “Rainha do Fado”, Amália Rodrigues em alusão ao centenário da fadista  e em 90 minutos cantaram os seus maiores clássicos.

O momento de abertura do festival foi marcado por muita emoção quando a fadista Mel começou a cantar o sucesso “Rua do  Capelão”, a seguir Patrícia Faria abrilhantou o palco sempre ao seu jeito interpretando “Conta Errada” um dos clássicos da homenageada da noite, de seguida Tânia Oleiro,  Pérola, Lina, Cidália Moreira, Paulo Flores, e Marco Rodrigues escorreram o repertório de Amália Rodrigues.

Para os artistas angolanos foi uma responsabilidade muito grande poder interpretar aquela que é um património imaterial da humanidade, Amália Rodrigues mais conhecida por “Rainha do Fado”.

DSTV novas campanhas

O evento é uma organização do banco Caixa Angola dentro da iniciativa cultural “Caixa Artes”, a mesma faz um balanço positivo do evento que vem realizando desde 2015, sendo esta a 5º edição em alusão ao centenário de Amália Rodrigues.

“Amália Rodrigues”  é o nome artístico de Amália da Piedade Rebordão Rodrigues, também conhecida como rainha do fado por ter levado o estilo à património da humanidade, nasceu em Lisboa a 23 de Julho de 1920 , começou a sua carreira como fadista em 1935 quando foi escolhida para cantar fado como solista nos festejos dos “ Santos Populares “ acompanhando a marcha popular do seu bairro (Alcântara) e desde então foi somando sucessos até ‎6 de Outubro de 1999 data da sua morte, seu ultimo concerto foi em Dezembro de 2008.

Veja aqui mais fotos do evento

 

Por: Maiana Mvuatu


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *