Embora seja um estilo nacional com bastante popularidade, mas para o rapper MCK, o Kuduro perde frente ao rap em termos de consumo, basta olhar nas estatísticas de records de venda registado pelo Ministério da Cultura.
A luta para se saber qual é o estilo de música mais ouvida pelos angolanos continua visível, cada fazedor puxa ao seu lado a brasa. Em entrevista concedida neste domingo, ao RC, MCK afirmou que o rap é o estilo mais ouvido pelos angolanos.
“Os rappers têm de se organizar, porque o rap a nível mundial é o estilo mais consumido, até aqui em Angola é dos mais consumidos, só que, menos divulgado”, disse, apoiando-se nos records de venda: “O Kuduro é menos consumido, este ano os discos mais vendidos na Praça da Independência e documentado pela Cultura é do NGA e MCK, são rappers, são esses fenómenos que as pessoas devem perceber”.
Por outro lado, criticou os apresentadores dos programas de Rap por desconhecerem a essência do estilo criado pelos africanos escravos e não darem oportunidade aos artistas.
“Temos cá em Angola muita coisa que Brasil ou Portugal não tem, temos dez espaços de Rap… Como esses espaços são racionalizados, quem são as pessoas que fazem esses programas? Usam em benefício próprio, que conhecimento têm? são ignorantes, sabem pouco, uma árvore sem raiz, normalmente, com pequeno vento cai, não consegue passar valor aos outros”.
Por: Guilherme Francisco