Morre aos 66 anos em palco o músico congoles Papa Wemba


O cantor congoles Papa Wemba morreu na noite deste sábado (23), depois de desmaiar no palco em Abidjan, na Costa do Marfim. Wemba apresentava-se no Festival Des Musiques Urbaines D’Anoumabo.

Papa Wemba

Papa Wemba  é um dos músicos mais populares da África e uma figura importante na cena da música do mundo.

Um vídeo do show mostra o momento em que o músico caiu no chão, enquanto os dançarinos continuaram a dançar sem saber o que estava a acontecer.

Wemba, cujo verdadeiro nome é Jules Shungu Wembadio Pene Kikumba, foi declarado morto no palco depois de cantar sua terceira canção, de acordo com relatos na publicação congolesa Radio Okapi. A causa da morte é desconhecida.

Conhecido como o Rei do Rhumba Rock, Wemba chegou à fama em seus vinte anos e passou a ganhar a atenção global e francófona. Ele excursionou com Peter Gabriel e cantou com Stevie Wonder.

Em 2004, Wemba foi preso em sua casa em Paris e condenado por participar de um esquema de imigração ilegal. Ele passou três meses e meio de prisão e mais tarde afirmou ter experimentado uma conversão espiritual na prisão. Na canção “Numéro d’écrou” em seu álbum Somo Trop 2003,  relatou o dia que Deus fez uma visita à sua cela na prisão.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!