Conhecida como uma das principais referências da moda contemporânea em África, o talento angolano, Nadir Tati, voltou a impressionar os fãs e apreciadores dos seus trabalhos ao voltar a lutar pela promoção da moda africana, com a realização da primeira exposição de moda em Angola. A exposição da coleção de haute couture “Poema” teve início nesta terça-feira(31) e estará em exibição até 12 de Setembro, na galeria do Banco Económico em Luanda.
Nadir Tati disse ontem (31) de Julho, em conferência de imprensa realizada nas instalações da galeria do Banco Económico em Luanda, que esta é a primeira exposição de moda em Angola, que vai dinamizar ainda mais a moda nacional e não pretende parar por aqui, ou seja, a estilista já tem em vista algumas cidades para visitar.
É uma exposição que parece muito pequena mas deu muito trabalho, porque são momentos, e penso que na moda os criadores precisam de espaço para criar. Agradeço ao Banco Económico por disponibilizar este espaço bonito e a todos aqueles que ajudaram na concretização.“Esta é a primeira, e a mesma exposição vai seguir depois para vários pontos, principalmente para os países onde eu já tenho previsões de fazer trabalhos. Então primeiro será no Dubai (depois de um desfile). Penso que a minha marca tem muito mais para oferecer, agora passamos da fase entertainment, para a fase de mais trabalho e negócios. Gostaria muito de levar este trabalho para cidades nacionais também como: Cabinda, Huambo e Huíla.
As obras foram inspirada, na história de vida do povo angolano para a criação do seu conceito de moda, que parte de Angola para o mundo.
Com a sua criatividade, Nadir Tati pretende representar sentimentos e emoções de um povo que luta por um melhor posicionamento no mundo.
Os trabalhos da estilista angolana são produzidos com base a bordados, transparências, rendas e tecidos africanos.
Nadir Tati é formada em Criminologia e Desenho de Moda. Trabalhou vários anos como manequim, uma profissão que lhe despertou a paixão pelas artes e o fascinante mundo da moda, em especial, a moda africana.
Ganhou o prémio de Melhor Criadora de Angola, durante quatro anos: 2010, 2011, 2012 e 2014.
Foi a vencedora dos prémios Diva da Moda de Angola em 2011 e, em 2012, mais uma vez Diva da Moda de Angola e Diva do Momento.
Em 2013, o prestigiado prémio Sirius, atribuído às personalidades com destaque em Angola, foi conferido a Nadir Tati pela sua excelência empresarial e por ter elevado o nome de Angola nas passerelles do mundo.
Em 2017, ganha o Prémio da Lusofonia atribuído a personalidades de destaque nos países de expressão portuguesa.