A modelo angolana Yanessa Gomes, residente em Portugal, participou recentemente na abertura de uma campanha promocional da nova colecção feminina de leggings da Internacional marca desportiva, Nike. A proposta surgiu através da agência em que Yanessa faz parte, após ter passado por um casting.
Em entrevista ao AngoRussia, a modelo fez saber que foi submetida a fazer um casting, sem saber que era para a gigante desportiva até ser seleccionada para a abertura da campanha. Yanessa, que se destacou na campanha ao lado de uma outra modelo angolana, descreve a experiência como “extraordinária e surreal”. Além de mostrar o seu talento, a modelo encarou este momento como uma oportunidade de representar Angola e as características da mulher negra.
“Foi uma experiência extraordinária e surreal! Eu estava rodeada de raparigas extremamente talentosas e uma produção criativa e super jovem. Tive também a oportunidade de trabalhar com uma modelo que muito admiro (Ivana Paulo) que também é Angolana! Quando me pediram para fazer a abertura da campanha eu fiquei extremamente eufórica porque senti que aquela oportunidade seria não só para apresentar um pouco das minhas habilidades, mas para poder representar o meu país e aquilo que uma mulher negra representa (poder, atitude, orgulho, alegria, inspiração)”, adiantou.
Quanto as dificuldades na indústria da moda, Yanessa refere que apesar das conquistas, as modelos negras ainda enfrentam muitos desafios, chegando mesmo a não serem aceites em algumas agências devido o tom de pele. Neste sentido, ressalta, “a modelo tem de trabalhar e se esforçar muito mais de modos a encaixar nos padrões de beleza impostos pela indústria”.
“Como uma modelo que tem uma condição de pele (quelóides) é muito mais difícil ser aceite por agências e até para trabalhos. Mesmo havendo uma certa inclusão, ela ainda é limitada e a certo ponto compreensível, tenho que trabalhar 100 vezes mais que uma modelo dentro dos standards da moda e chega a ser injusto porque pode se tratar do simples facto de eu ter as cicatrizes no corpo que façam com que eu não seja escolhida”, lamentou.
Em 2016, a internacional top model, Maria Borges, também participou junto do futebolista português Cristiano Ronaldo, numa campanha da internacional marca desportiva.
O AngoRussia tentou contactar a outra modelo angolana em destaque na campanha, mas até ao momento desta publicação, não obteve nenhuma resposta.
Por: Irinea Lukombo