ZAP Viva emite documentário que mostra a cultura da tribo “Hereros Angola”


17 partilhas

O canal angolano ZAP Viva da operadora ZAP, que passou a ser emitido oficialmente em Portugal na operadora NOS, posição 125, no passado mês de Maio, do ano em curso, vai emitir nesta sexta-feira (29) de Novembro, um documentário que mostra a cultura da tribo Hereros, um grupo étnico do sudoeste de Angola, numa emissão especial com início às 22 horas de Angola e 23 de Moçambique. 

Um documentário de Sérgio Guerra, produzido pela Maianga Filmes e Griot Filmes, propõe o conhecimento vivo deste povo, explorando os hábitos e costumes com imagens reais e explicitas, dirigidas a maiores de 16 anos, uma vez que os os Hereros são donos de uma tradição ancestral que é passada de geração em geração.

Publicidade

Os Hereros que existem há milhares de anos, são pastores polígamos e semi-nómadas e é da criação de gado que vem o seu sustento. Calcula-se que tenham chegado a esta região por volta do século XII e XV, vindos do Norte de África.

Mukubais, Muhimbas, Muhacaonas, Munhimbas e Muchavicuas, são considerados subgrupos dos Hereros localizados em Angola, outros Namíbia e Botswana. Eles honram os seus antepassados e guardam com afinco a própria cultura, entre os seus principais ritos, estão a prática da circuncisão e a extração dos dentes incisivos ainda na infância. Os mesmos cultivam a solidariedade e a colectividade, dividem o alimento e praticam a justiça através de um sistema de multas, sendo que a economia familiar gira em torno do seu maior bem, o gado.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

17 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *