Vida de Bonga transformada em documentário cinematográfico a ser lançado em Maio de 2025


Com os seus feitos na música angolana, o músico José Adelino Barceló de Carvalho, conhecido artisticamente como “Bonga ou Bonga Kuenda”, tornou-se numa inspiração para o realizador angolano Edilson Ngunza, que transformou a vida do artista num documentário cinematográfico intitulado “Bonga Falar de Assim”, que chega às salas de cinema a partir de Maio de 2025.

As gravações do filme foram realizadas na residência do músico, em Lisboa, e nos bastidores da organização do espectáculo “Bonga 80 + 1”, em celebração ao seu 81.º aniversário. O mesmo traz alguns depoimentos de familiares, amigos e de integrantes da banda que o acompanha em espectáculos há mais de uma década.

Entre os entrevistados, destaca-se o professor, compositor e instrumentista angolano Alberto Feijó “Betinho Feijó”, o seu amigo de uma estrada.

Com mais de 400 composições da sua autoria, 32 álbuns, 7 bandas sonoras de filmes, Bonga é considerado recordista de vendas, já recebeu inúmeros prémios de popularidade e homenagens e, os seus temas têm sido interpretados pelos mais diversos e ilustres artistas, mas, acima de tudo, o embaixador da música angolana é incontestavelmente uma referência obrigatória na cultura africana e um cartão de visita além-fronteiras.

Exit mobile version