Veja alguns rostos femininos da televisão que marcaram a infância de muitos angolanos


Enquanto crianças, vários angolanos tiveram a oportunidade de acompanhar diferentes programas de televisão e não só, onde puderam ser marcados pelo carisma e profissionalismo de muitos apresentadores que actualmente alguns destes decidiram abraçar outras áreas do saber, enquanto outros ainda continuam a fazer história na indústria televisiva. 

Foto: Google, Reprodução Instagram e Facebook (Sónia António, Narika Palhares)

O universo televisivo tem a magia de cativar ou prender a atenção dos telespectadores, e a capacidade de fazer o público criar uma ligação profunda com vários apresentadores, o que acaba por gerar admiração, estima e identificação. Neste artigo o AngoRussia traz a ribalta rostos femininos marcantes da TV angolana, seja da antiga, como da nova geração.

Alice Berenguel

É escritora e cantora, enquanto um dos rostos da Televisão Pública de Angola apresentou vários programas infantis como ”Angolândia”, onde se misturava a música diversão, história e cultura. No mesmo, as crianças tinham igualmente a oportunidade de aprender sobre alguns provérbios em línguas nacionais.

Durante um curto período, a eterna ‘Vovó Ximinha’ apresentou o “Carrossel”, e mais tarde, o programa ”O Artista e a Arte” virado para comunidade artística, que tinha como objectivo educar as famílias sobre a importância da arte, o formato continha uma mistura de conversa, música e alguns concursos. Durante a pandemia da Covid-19 também esteve no comando de “Em Casa com a Vovó Ximinha”, onde ensinava as crianças sobre alguns ofícios e criatividade com os objectos.

Sónia António 

É uma cantora e apresentadora de televisão angolana, natural do Negage, província do Uíge, chegou a Luanda em 1990, onde viu pela primeira vez uma emissora televisiva. Ficou conhecida nacionalmente por apresentar o programa infantil “Carrossel”, na Televisão Pública de Angola (TPA), tendo começado como assistente de palco e posteriormente passou a comandar o mesmo. Permaneceu no cargo por muitos anos. Sónia é licenciada em Comunicação Social, dona da marca de brinquedos “Sónia Brinquedos” e fundadora da produtora “Cantinho dos Sonhos” e do projecto de promoção social “Cultura nas Escolas”.

Depois de muitos anos de “Carrossel”, Sónia que teve uma passagem pelo programa ”Jovem Mania”, ausentou-se dos ecrãs, mas continuou como efectiva da TPA, fazendo alguns programas especiais, isto porque a estação havia tirado o programa infantil da sua grelha temporariamente. Bastante carismática e amada pelo público, hoje é vista como uma das melhores da sua geração, cuja imagem tem sido associada à eterna ‘Sónia do Carrossel’, apesar de ser esposa e mãe.

 Neide Cruz

É uma apresentadora angolana, que trabalhou com crianças durante muitos anos, teve passagem pelo programa “Angolândia” e foi várias vezes o rosto do “Carrossel”, que a levou a desenvolver bastante no âmbito da comunicação social. Teve passagem pela “Sua Manhã” em substituição de Edusa Chindecasse, mais tarde consagrou-se como um dos rostos do programa “Sábado Especial” com Edvania do Carmo, e actualmente apresenta um magazine virado para culinária, “Barato e Saudável” onde ensina alguns pratos nacionais com ingredientes acessíveis no mercado.

 Nerika Palhares Quissanga

Apesar de abraçar outros desafios e morar fora de Angola, devido à carreira do esposo Bastos Quissanga, Nerika será sempre lembrada pelos angolanos, pela sua passagem na TV Zimbo, onde apresentou o programa denominado “Kids Club” que era voltado para camada infantojuvenil e abordava temas educacionais ligados ao dia-a-dia das crianças.

 

Exit mobile version