A Unitel realizou na noite desta quinta-feira, 25 de Maio, a conferência de Imprensa para a apresentação da 3ª Edição do Concurso Unitel Angola Move, um projecto que visa destacar o melhor da 7ª arte nacional, lançado no âmbito da sua actuação e engajamento para o desenvolvimento e consolidação da excelência da Cultura nacional. Para este ano, o evento contará com o patrocínio oficial da MultiChoice e do Banco de Fomento Angola (BFA).
O concurso premeia a produção audiovisual, a nível nacional, através de um sistema de candidaturas, votação pública e pelo corpo de jurados, que culmina no anúncio dos vencedores na Gala final.
Durante a ocasião, a Unitel deu ainda a conhecer que este ano o concurso Angola Move vai contar com um novo corpo de jurados, composto por Jorge António, Esmeraldo Baptista, Jorge Antunes, Isilda Coelho, Verónica Aminata Goubel, Edson Macedo e a Curadoria de Asdrúbal Rebelo.
Foram também consideradas duas novas categorias: Melhor vídeo TikTok e Melhor TikToker, para fortalecer, assim a conexão entre a criação de conteúdo audiovisual digital, entre o offline e o online.
O evento foi apresentado pelo actor Borges Macula e contou com a presença de muitas figuras públicas angolanas como: Wimi Bráulio, Pedro Nzaji, Jorge Antunes, Artur Pop, Imperador (José Inácio), entre outros.
Questionado sobre a inclusão de criadores de conteúdos do TikTok nas novas categorias do concurso, Teodoro Fernandes, Director de Marketing e Conteúdos da Unitel, realçou o crescimento do TikTok nos últimos anos e verificou que há cada vez mais angolanos a aderir ao aplicativo e a intenção da Unitel é valorizar os que fazem bem.
O TikTok é das plataformas que mais cresceu nos últimos anos e começamos a ver cada vez mais angolanos a fazerem, obviamente que não nos mesmos meios de produção que quem produz um seriado ou quem produz um documentário, porém vimos a oportunidade de também premiar quem faz bem”, frisou.
O Director de Marketing também informou que a intenção é fazer crescer o mercado e incentivar cada vez mais criadores que não têm outras plataformas, sendo esta plataforma fácil de captação e de edição de conteúdos.
Seguramente que nós temos perspectiva de fazer crescer o mercado digital. Hoje damos a possibilidade de alguém com 200 Kwanzas ter 1GB e poder postar ou produzir alguma coisa no YouTube ou na sua plataforma favorita, sendo estas de fácil de captação e de edição de conteúdo, aí que também atrai muito os nossos consumidores, então vimos a necessidade de apostar e premiar estes criadores”, concluiu.
Teodoro confirmou também a possibilidade de futuramente, o concurso ganhar a dimensão de um festival, e frisou a importância dos patrocinadores na contribuição desta intenção da Unitel.
Quanto à premiação, a Unitel deu a conhecer que:
- Melhor Curta-Metragem vai levar 5 milhões de Kwanzas;
- Melhor Longa-Metragem vai levar 5 milhões de Kwanzas;
- Melhor Actor/actriz vai levar 1 milhão de Kwanzas;
- Melhor Realizador vai levar 1,5 milhão de Kwanzas;
- Melhor canal do YouTube vai levar 2 milhões de Kwanzas;
- Melhor TikToker vai levar 1 milhão de Kwanzas;
- Melhor Vídeo/TikTok vai levar 1 milhão de Kwanzas;
- Melhor canal do YouTube vai levar 1 milhão de Kwanzas;
- Melhor Podcast vai levar 1 milhão de Kwanzas;
- Melhor Vídeo de Entretenimento vai levar 1 milhão de Kwanzas.
Em uma entrevista concedida à AngoRussia, que decorreu ao longo do evento, o humorista, Artur Pop, mostrou-se bastante contente com a iniciativa da Unitel e destacou que eventos como estes servem de motivação aos fazedores desta arte.
Em primeiro lugar agradecer a Unitel pela iniciativa, para dizer que é uma iniciativa super fantástica, automaticamente motiva nós que somos os fazedores de arte, particularmente a 7ª arte. É necessário abrirmos em parenteses que não podemos velar muito pelo dinheiro, mas é importante e é daí que conseguimos produzir conteúdos com qualidade e esta é uma das premiações que dão mesmo algum valor”, frisou.
O humorista aproveitou para parabenizar a Unitel pelo facto de adicionar novas categorias e dar a possibilidade dos TikTokers concorrerem ao prémios.
Este é o primeiro concurso ligado directamente ao cinema e o melhor de tudo, a Unitel ainda acrescentou o TikTok, então para nós é super fantástico”, concluiu Artur.
Aos microfones do AngoRussia também falou o artista Imperador, que louvou a iniciativa da Unitel e de igual modo sentiu-se valorizado, uma vez que é actor e humorista.
A iniciativa da Unitel é boa, valoriza a classe dos artistas, principalmente os actores ou a 7ª arte, acredito que com o tempo vão melhorar algumas, mas a iniciativa é boa”, afirmou.
Questionado sobre o que acha da premiação, Imperador disse o seguinte:
Neste momento o único concurso de premiações que oferece valores monetários é o da Unitel, apesar de que os valores que são atribuídos muitas das vezes não cobrem os custos de produção, por exemplo de uma longa-metragem, a depender do tipo de filme, mas já é um incentivo aos fazedores da 7ª arte”, concluiu o actor.
As candidaturas para as diferentes categorias devem ser submetidas entre 6 de Junho e 19 de Agosto, para avaliação do corpo de jurados, entre 20 e 26 de Agosto. De 27 de Agosto e 5 de Outubro, seguirá o apuramento dos finalistas e a consequente votação do público. A Gala Final acontecerá no dia 7 de Outubro.
A candidatura pressupõe o conhecimento e aceitação do regulamento do concurso, disponível em www.angolamove.unitel.ao bem como a cedência de todos os direitos de utilização do conteúdo para o âmbitos promocionais e comerciais do concurso.
Por: Edson Cruz