Super produção angolana “O Rio” estreia este mês


A nova novela angolana “O Rio” é uma adaptação do original em inglês The River, e viaja pelo enredo de dois mundos com a mesma fonte, o Rio Lúbia, que na desgraça (Olui Lyo Ngongo) e na prosperidade (Olui Lya Elavoko), nas profundas terras do Nharêa, ao Sul de Angola, na província do Bié, alimentam a ambição desmedida de uma família na capital.

Reza a história que a exploração das riquezas dos rios não só gerou prosperidade para algumas famílias como grandes desavenças nos seios comunitários, em alguns casos com trágicos e fatídicos desfechos. Mas se no leito se esconde a riqueza, as preciosas pedras “Ewe ly” deste deslumbrante Rio, o trabalho árduo, mal pago, vislumbram a  pobreza na perigosa corrente do seu caudal, que fazem do destino a roleta da sorte no percurso das vidas que se cruzam pelas suas margens, com segredos, assassinatos e traições a mistura.

É com este argumento, rico em história, tradição e originalidade, que a DStv embarca na aventura de uma grande produção nacional de ficção. O Rio é uma novela angolana, adaptada de uma história verídica, ocorrida, algures por este continente africano, e que ganha vida pelas ricas interpretações de um prestigiado elenco com Lesliana Pereira e Sílvio Nascimento nos principais papeis. Uma trama de perder o fôlego, um verdadeiro mergulho pelo emocionante e tenebroso mundo do garimpo artesanal de diamantes, com verdadeiras lições para toda a vida.

Ao longo dos 260 episódios, os telespectadores vão conhecer e viver intensamente com Monifa Tchiyo (Lesliana Pereira), a linda e poderosa mulher de negócios que comanda, com punho de ferro, sem dó nem piedade, uma operação de exploração de diamantes.

Henda Tchyo (Sílvio Nascimento) é o fiel e temido “capitão” de Monifa, sobrinho do seu marido, Henda é um jovem duro e bruto, que funciona como pau para toda obra da vilã. É o braço direito de Monifa e a figura que melhor interpreta e executa as suas impiedosas ordens.

A história de O Rio, desenvolve-se entre as margens do Rio Lúbia, no Bié e a sua vila acolhedora, e na bela e cosmopolita cidade de Luanda. O elenco, composto por 18 actores principiantes, reúne ainda os actores consagrados, Raul do Rosário, no papel de Ondjaki Sapalo, ex-namorado de Monifa, e-militar, alcoólico, e pai biológico da sua filha. Jaime Joaquim, no papel de Simão Tchiyo, marido de Monifa. Eliane da Silva, como Makiese Tchipa, a filha abandonada de Monifa. Ailsa Renata, como Wanda, namorada de Kiene, filho de Monifa, e ainda Lélis Twevekamba, que protagoniza Ngongo, o eterno mas impotente apaixonado por Makiese.

O Rio faz estrelar ainda figuras públicas como a bela e excêntrica Juddy da Conceição e Neide Van-dúnem, e reafirma o talento de nomes igualmente consagrados como Dicla Burity, Kim Fasano, Carlos de Carvalho e Leonora Carvalho.

A novela, que tem estreia marcada para o dia 17 de Janeiro de 2022, no novo canal da DStv, Kwenda Magic (posição 502), vai ser exibida de segunda a quarta-feira, as 20h30, conta com a participação de 130 actores, entre principais, secundários e figurantes.

A equipa técnica de “O Rio” é constituída por mais de setenta profissionais, na sua grande maioria angolanos, tem a produção executiva de Sergio Neto e Gregório Sousa, realização de Frederico Santa Martha e Carlos Rodrigues, direcção de fotografia de Allen Mamoma e Teka Sala Ndombele, adaptação de roteiro de Eduarda Laia. A produção é da responsabilidade da Diamond Films e os directos da obra são da M-Net, para a DStv.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *