A ZAP informou recentemente que decidiu retirar o canal russo “Russia Today (RT)” da sua grelha de programação, devido à proibição na União Europeia relactivamente as sanções aplicadas a Moscovo como consequência da invasão da Rússia na Ucrânia à 24 de Fevereiro.
Apesar de Angola não fazer parte dos países que aplicaram sanções à Rússia, está indiretamente a executá-las através das sanções aplicadas por terceiros devido às questões técnicas que permitem a chegada do sinal da RT ao país.
Esta posição deve-se ao facto de os programas da ZAP serem transmitidos através do mesmo satélite, o que deixa a ZAP sem alternativa.
A Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou que o canal RT e o portal de notícias Sputnik estavam banidos do espaço europeu constituído pelos 27 Estados que o integram.
A decisão tem sido bastante criticada por associações de jornalistas na Europa. Os mesmos criticam as medidas que estão a ser usadas para lidar com um problema de fórum político, que de certa forma coloca em causa princípios democráticos básicos .