Primeira Dama da República prestigia a 1° edição do Unitel Angola Move


Aconteceu nesta sexta-feira, 16 de Outubro, a primeira edição da gala de premiação de filmes e documentários angolanos “Unitel Angola Move”, na Casa das artes Talatona, em presença da Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, e do Ministro da Cultura, Turismo, e Ambiente, Jomo Fortunato.

O Unitel Angola Move é um projecto que a Unitel realiza pela primeira vez este ano, no âmbito da sua actuação e engajamento para o desenvolvimento e consolidação da excelência da cultura nacional.

Participaram do concurso um total de 33 candidatos, com 11 filmes distribuídos em cada categoria, documentários e filmes de curta e longa metragem.

Na categoria longa-metragem, num prémio entregue pela Primeira Dama, Dra. Ana Dias Lourenço, o vencedor do troféu da autoria do artista plástico Guilherme Mampuya, foi Ar Condicionado,

O filme 1999 de Hugo Salvaterra venceu a categoria de curta-metragem e recebeu o troféu pelas mãos do Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato.

Na categoria Documentário, o vencedor foi o “Alambamento da Minha Cultura” de Mocotó Praia, que arrebatou 5 milhões de kwanzas num prémio entregue em palco pelas mãos do Director-Geral da Unitel, Dr. Miguel Geraldes.

O Unitel Angola Move pretende incentivar e valorizar o trabalho desenvolvido por jovens angolanos ligados à arte de representar e ao cinema.

O projecto pretende ainda mostrar o desenvolvimento da sétima arte angolana, que há algum tempo tem saído de uma certa letargia em que se encontrava, através de uma nova geração de jovens realizadores oriundos da televisão e de escolas de cinema internacionais. Produções de ficção, documentários, experimentais com poucos recursos e baixo orçamento marcam presença em festivais, tanto internacionais como nacionais. Algumas foram exibidas nas poucas salas e centros culturais do país, mostrando a vontade de fazer e contar histórias.

O UNITEL Angola Move, pretende premiar anualmente, a produção do audiovisual a nível nacional através de um sistema de candidaturas, votação por um público e com uma cerimónia final onde serão sempre apresentados os candidatos e eleitos os vencedores, de acordo com a votação do público e a eleição do júri.

Na primeira edição estiveram a concurso desde Agosto, as categorias de Longa-Metragem, Curta-Metragem, Documentário e Teatro.

A tutoria do Unitel Angola Move foi da responsabilidade de Sílvio Nascimento, Miguel Hurst e Joel Benoliel, o corpo de jurados foi composto por Maria João Ganga, Orlando Sérgio, Lesliana Pereira, Fredy Costa, Alberto Botelho e Walter Cristóvão.

A Unitel pretende com este concurso apoiar o desenvolvimento das artes audiovisuais através da premiação anual de conteúdos produzidos em Angola.

Além da especial presença da Primeira Dama da Republica, e do Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, também prestigiaram o evento várias outras figuras públicas, o grupo de dança tradicional Kilandukilo, cantores que brindaram o público com boas músicas,  renomados actores do mercado angolano entre várias outras pessoas que abrilhantaram a noite.

Clique na imagem  para ver  mais fotografas do evento:

 

Por: Eucadia Ferreira

Exit mobile version