Arrancou nesta terça-feira (20), a oitava edição dos “Prémios Estrela DSTV, com objectivo de incentivar os jovens pela ciência e tecnologia. O concurso contempla estudantes do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 14 aos 19 anos e os trabalhos de redacção e cartaz, devem ser entregues até ao mês de Outubro do ano em curso nas lojas da DSTV.
Com a parceria do Governo da República de Angola, o Prémio estrela DStv Eutelsat, é uma iniciativa da Multichoice África, com principal objectivo de estimular ou incentivar os jovens pela ciência e tecnologia de satélite
Na conferência de imprensa sobre o respectivo concurso, várias entidades dos Ministérios da Educação, Ensino Superior, Ciência e tecnologia , marcaram presença naquele que é o maior concurso de tecnologia de Angola, que já leva 8 edições.
O representante do ministério da educação, Engenheiro Giza Custódio, garante que o ensino técnico em Angola está cada vez mais a crescer e esta importante parceria com a DStv, só vai melhorar ainda mais o ensino das tecnologias no país.
“O ministério não tem poupado os esforços na formação os jovens para o mercado de trabalho e a cada ano que passa, temos melhorado muito para que isto seja uma constante realidade”.
No seu turno, o representante do Ministério do ensino superior, ciências, tecnologia e inovação, Gabriel Miguel, afirmou que o projecto já leva sete anos e tem como principal objectivo de inserir as tecnologias como um elemento para o desenvolvimento de Angola. O responsável acredita que nos próximos concursos, terá uma maior participação dos concorrentes angolanos a nível de África e do mundo.
“Já podemos dizer que este concurso tem dado destaque ao ensino angolano, uma vez que já tivemos um nosso representante a atingir até o torneio africano, sendo destacado como o segundo melhor concorrente africano” .
Os trabalhos devem ser entregues no mês de Outubro ano em curso nas lojas da DSTV, onde deverão preencher um formulário para o efeito. Os interessados poderão ainda candidatar-se através do website www.dstvstarawards.com, onde estão disponíveis informações complementares sobre o concurso.
O vencedor na categoria de Redacção, entre os vários concorrentes dos 54 países de África, vai as instalações da Eutelsat, em Paris, França, e de assistir ao lançamento de um satélite.
Desde 2012 que o concurso fez com que o sonho de 24 alunos por todo continente se tornasse realidade e continua a inspirar jovens para que se entusiasmem, envolvam e sejam expostos aos conceitos da ciência e tecnologia e a tecnologia dos satélites em particular. Neste mesmo concurso , Uganda é o pais com mais medalhas a nível de África, com três troféus na sua galeria.
Por: Júlio Dos Santos