Desde a estreia no passado dia 20 do mês de Julho, a Televisão Pública de Angola (TPA) tem recebido vários elogios dos internautas angolanos e estrangeiros, por ter inserido na sua grelha, um programa de investigação jornalística denominado “Na Lente com Cabingano Manuel”, onde no país, contam-se a dedos os programas que acarretam esta natureza.
“Na Lente” é um programa de publicação quinzenal, com a duração de 30 minutos, emitido no Canal 1, após o Telejornal, às 21 horas, às quintas-feiras. É considerado pelos seus promotores um programa de jornalismo em profundidade, que aborda temas inéditos, muitos dos quais ainda tabus na sociedade angolana.
A sua primeira emissão passou uma grande reportagem sobre angolanas presas em cadeias brasileiras, por tráfico de drogas e sobre congolesas com passaportes angolanos e alcançou uma audiência histórica para um conteúdo jornalístico. Com os conteúdos apresentados todas as quintas-feiras, os internautas têm demonstrado sempre uma atenção muito especial ao programa, tendo em conta as temáticas que são trazido ao programa, que normalmente desperta a atenção dos angolanos e não só.
Composta por uma equipa de oito profissionais, o programa “Na Lente”, segundo Cabingano Manuel, pretende ser líder de audiência, em horário de exibição em Angola, e já leva quatro programas emitido, com: Angolanos no Brasil, Transgéneros e transexuais, Viver Perigosamente e Gravidez na adolescência.
Por: Júlio Dos Santos