Para saudar o Dia de África, 25 de Maio, o grupo MultiChoice lança o M-Net Movies AfroCinema, um canal pop-up (provisório) dedicado à exibição e celebração de filmes africanos contemporâneos. O Canal AfroCinema vestá disponível a partir desta Sexta-feira, 21 de Maio até 30 de Maio do anocorrente, na posição 198, para os clientes premium e mega, da DStv.
De acordo com a CEO do maior provedor de televisão por satélite em Angola, Yolisa Phahle, o projecto surge para celebrar o talento, a unidade, o sucesso e a resiliência da indústria cinematográfica africana face aos desafios da Covid-19, bem como levar ao público um momento de apreciação do AfroCinema.
“Na sua essência, o Dia de África trata de celebrar a unidade e os sucessos africanos, bem como reconhecer os desafios que se avizinham. A pandemia atingiu duramente a indústria cinematográfica, e os cineastas africanos não foram poupados. Este Dia de África, queremos celebrar o talento e a resiliência da indústria cinematográfica do continente com o lançamento deste festival de filmes africanos onde o nosso público pode desfrutar do AfroCinema a partir do conforto das suas próprias casas”, disse Yolisa Phahle, CEO do Grupo MultiChoice da General Entertainment and
Connected Video.
O Canal Afro-Cinema tem uma curadoria para celebrar a diversidade cultural africana, apropriadamente refletida e capturada no trabalho que está a ser produzido por cineastas de todo o continente. Através da colaboração e da transformação de desafios em possibilidades, as indústrias cinematográficas locais em todo o continente produziram projectos premiados que lançaram as carreiras de muitos realizadores, produtores e estrelas, ao mesmo tempo que levam as histórias africanas a nível global.
Dentre os filmes a serem exibidos estão, Sunset em Makoko (Nigéria), que demonstra um dos maiores bairros de lata flutuantes em África, chamado Makoko. O Pôr-do-sol em Makoko apresenta um lugar onde, independentemente do desespero, a comunidade ainda se esforça por viver com alegria e irradiar esperança. Realizado por Allen Onyige, um cineasta nigeriano e ex-aluno da Academia MultiChoice Talent Factory (MFT), realizou o filme.
Ar Condicionado (Angola), Quando os aparelhos de ar condicionadocomeçam a cair misteriosamente na cidade de Luanda, Matacedo (segurança) e Zezinha (empregada doméstica) têm a missão de recuperar o ar condicionado do patrão. E, Ensulo (Quénia), um produto da Turma de 2018 da Academia da Região Austral da MultiChoice Talent Factory (MTF). Em Ensulo, o rei de um reino tradicional imaginário fica gravemente doente, e a sua filha é forçada a liderar o reino. Mas a sua capacidade de governar é posta à prova quando uma empresa de engarrafamento de água descobre o abastecimento de água sagrada do reino. É dirigida por Jamal Kishuli, e o elenco inclui Michelle Tiren, Claude Judah, Jacob Otieno, Raymond Ofula, e Cindy Kahuha.
Por: Victória Pinto