A gala de premiação Unitel Angola Move celebrou nesta quinta-feira, 03 de julho, o talento e a criatividade dos profissionais do audiovisual e criadores de conteúdos digitais que mais se destacaram ao longo do último ano. O evento teve lugar no prestigiado Hotel Epic Sana, em Luanda, e reuniu diversas figuras ligadas ao mundo das artes, cultura e comunicação.

AngoRussia/ Pascoal Antônio
Promovida pela Unitel, a maior operadora móvel de Angola, a iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por jovens angolanos que se dedicam à arte de representar e à produção de conteúdos originais para plataformas digitais. A cerimónia destacou-se pelo ambiente vibrante, apresentações culturais e homenagens a personalidades influentes do setor.
A 4ª edição do Unitel Angola Move reafirma o compromisso da operadora com o desenvolvimento da cultura nacional, incentivando a excelência e inovação na produção de conteúdos audiovisuais no país.
Segundo Wime Gourgel, representante da Unitel, nesta edição não foram adicionadas novas categorias, mas foi implementado o projecto Cine Zunga, que pretende levar filmes a todas as regiões de Angola incluindo municípios e comunas, com o objetivo de envolver não apenas todos os realizadores, mas também a sociedade em geral.
“Este ano não adicionamos categorias, pois adicionamos ao projeto apenas o cine zunga, pretendemos ser mais inclusivos levando filmes para toda Angola, para vários municípios, comunas, de modo a não só incluir actores e realizadores, mas também Angola inteira”, disse.
O prémio de “Melhor Curta-metragem” foi arrebatado por “Kunanga aos 30”, Já o de “Longa- Metragem”, foi conquistado por “Ofegante” ( Jaime Cazeza).
No que diz respeito a realização, Bernardo Nbanza foi o contemplado e já na atuação, Gusmão Soeiro venceu a categoria de “Melhor actor” e Makenda Moises de “Melhor atriz”.
Fly Skuad, foi destaque durante a gala por arrebatar dois prémios, nomeadamente nas categorias” Melhor Podcast” e “Melhor Canal do Youtube”.
O mundo do Tik Tok não ficou de fora, Elizandra Ely arrebatou o prémio de ” Melhor vídeo de entretenimento”, já a dupla A e D, levou para casa o prémio de “Melhor Tik Tok”, enquanto a dupla BoBo Show levou o troféu “Melhor Vídeo no Tik Tok”.
Raul De Rosario foi o homenageado da noite pelo seu contributo no mundo do cinema angolano, na arte e na cultura de um modo geral.
Além de várias personalidades ligadas a arte, o Ministro da Cultura, Filipe Zau também marcou presença no evento.
Por: Airiana Mateus