Idris Elba, que conquistou Hollywood com papéis icónicos em “The Wire” e “Luther”, está a mudar o seu foco para um novo palco que está a 10.000 milhas de distância. Elba, cujos pais são oriundos da Serra Leoa e Gana, tem a missão de transformar a indústria do entretenimento em África.
O astro de 52 anos contou que quer construir estúdios em Zanzibar, na Tanzânia, e outro em Acra, capital de Ghana e para isso teria que se mudar para o continente berço.
“Eu certamente consideraria me estabelecer aqui. Na verdade, não considero que isso vai acontecer. Acho que vou me mudar nos próximos cinco, 10 anos, se Deus quiser. Estou aqui para impulsionar a indústria cinematográfica – esse é um processo de 10 anos e não poderei fazer isso do exterior. Preciso estar no país, no continente”, disse.
Elba pretende começar o seu projecto em Zanzibar, a ilha semiautónoma da Tanzânia conhecida por suas praias de areia branca. A ideia se enraizou no ano passado, quando Elba conheceu a presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, no Fórum Económico Mundial em Davos.
As suas discussões levaram a planos para o primeiro estúdio em Zanzibar – um movimento que Elba acredita que poderia ser o primeiro bloco de construção de um centro de entretenimento global.
“Vou morar em Acra, vou morar em Freetown (capital de Serra Leoa), vou morar em Zanzibar. Vou tentar ir onde eles estão a contar histórias – isso é muito importante”, realçou.