O filme angolano “Nossa Senhora da Loja do Chinês”, de Ery Claver venceu recentemente o prémio de “Melhor Banda Sonora”, na 28.ª edição do Festival Pan-Africano de Cinema de Ouagadougou, FESPACO, que este ano teve como tema “Cinema Africano, Cultura e Paz”, um evento que decorreu no Burkina Faso. A música original do filme tem assinatura do músico Ismael Suama e coordenação do César da Silveira.
Para Geração 80, é uma trajectória inesquecível em quase 13 anos de existência, e apesar dos grandes desafios que enfrentam todos os dias, garantem que é uma vitória ter dois filmes em duas edições seguidas, do FESPACO a disputar Etallon d’Or do festival, entre eles “Ar Condicionado” e “Nossa Senhora da Loja do Chinês”.
Em cartaz no Cinema Fernando Lopes (Lisboa), onde ficará em exibição durante o mês de Março, o filme estreou mundialmente em Agosto de 2022 no Locarno Film Festival, venceu o prémio do Júri de “Melhor Longa Metragem” no Festival International du Film d’Amiens e foi seleccionado para o Red Sea International Film Festival, International Film Festival of India, Porto Post Doc Film Festival, Festival do Rio, BFI London Film Festival, Film Fest Ghent e Göteborg Film Festival.
Para a crítica do Film Carnage, este filme é uma impressionante estreia de Ery Claver, é inteligente e espirituosa, além de ser filmado num estilo que se sente estabelecido e gracioso. Cláudia Púcuta dá um desempenho destacado com a personagem “Domingas”, tem uma presença inegável e traz uma emoção tão forte enquanto permanece subestimada. A incomum divisão que a história faz entre as suas personagens e a forma como deixa uma boa quantidade de coisas por dizer, retarda-a ligeiramente de todo o seu potencial, mas é um exemplo claro do talento sincero de Ery Claver.
0 Comentário