Forbes traz nova estratégia para Angola e Portugal pela ZAP


Através de um licenciamento internacional, a marca Forbes publicada em Angola e Portugal,  vai a partir do próximo mês de Maio, ser reforçada em ambos os mercados com uma estratégia dinâmica com multiplataforma e pelo seu alargamento de novo modelo de produção de conteúdos para televisão.  Os conteúdos serão exibidos no canal ZAP Viva, através da NOS em Portugal, e em Angola e Moçambique pela ZAP, sendo distribuídos posteriormente em plataformas digitais e noutros formatos de televisão. 

 

Segundo um comunicado que o AngoRussia teve acesso, a produção do mesmo será assegurada a partir do centro de competências do grupo, com sede em Talatona, Luanda, reforçado assim em ambos os mercados com uma estratégia dinâmica uma abordagem 360 graus. Tendo a ZAP ainda reforçar a sua equipa de produção de conteúdos económicos, no ZAP Estúdios, produzir não só as edições da revista Forbes em papel para ambos os países, mas também produzir conteúdos pensados de raiz quer para TV, quer para o ambiente digital, associados à marca referida.

De acordo com José Carlos Lourenço, Diretor Geral da ZAP, esta é uma evolução natural e que confirma a excelência do centro de competências do Grupo na produção de conteúdos para diferentes plataformas, a partir de Luanda. Combinar as plataformas papel, televisão e digital, a que se juntará uma nova dinâmica na área dos live events, proporcionará à Forbes uma relevância e visibilidade acrescidas, tanto em Angola como em Portugal.

O arranque do novo modelo de produção de conteúdos com inicio marcado para Maio, tendo a ZAP nomeado Helena Costa para liderar esta nova etapa da marca Forbes enquanto Diretora Editorial para ambos os mercados. Reportando a Nilza Rodrigues, como Diretora Executiva da edição de Portugal e coordenadora das plataformas digitais de ambas as edições.

Com uma carreira de 30 anos na área da comunicação e do jornalismo, em particular do jornalismo económico, Helena Costa é Mestre em Economia Internacional e doutoranda em Gestão e Marketing Internacional. É ainda licenciada em Gestão da Cooperação e Desenvolvimento Internacional e Bacharel em Jornalismo. Desempenhou funções de jornalista e editora em alguns órgãos de comunicação social em Portugal, nomeadamente na SIC-Notícias, Rádio Paris-Lisbonne e Canal de Notícias de Lisboa.

Trabalhou igualmente no jornal O Independente, sob a direcção de Paulo Portas e Miguel Esteves Cardoso. Em Angola, foi directora das revistas Exame Angola, Economia & Mercado e Rotas & Sabores, tendo também exercido cargos como gestora de projectos de comunicação, nomeadamente na LPM em Portugal. Até ao momento, exercia funções de Coordenadora Geral de Programas de Actualidade do canal ZAP Viva, o qual lançou em 2019 os primeiros conteúdos televisivos desta natureza.

Por sua vez, Nilza Rodrigues, começou a sua carreira em Portugal, em Grupos como a Impala, Cofina e Sapo nos quais exerceu cargos de liderança editorial e como Grande Repórter. Entre 2009 e 2018, especializou-se na área dos conteúdos económicos tendo ocupado vários cargos de Direção Executiva em Grupos de Comunicação Social em Angola, como a Score Media “Jornal Expansão”, “Revistas Distribuição”, “Luxos” e “Estratégia” e Media Rumo “Jornais Mercado e Vanguarda” e “Revista Rumo”. Durante este período lançou vários projetos de Live Media associados àquelas marcas de informação, bem como as suas plataformas digitais.

Em 2019 fundou em Lisboa o projeto Next Africa, dedicado à Comunicação, Marketing Digital e Media Training. Nilza Rodrigues é licenciada em Comunicação Social, pelo ISCSP/ Portugal, com especialização em Marketing, e nos últimos anos fez várias formações Executivas na Universidade Católica Portuguesa e AESE focadas no desenvolvimento da economia digital.

Com mais de 2.500 metros quadrados o ZAP Estúdios é um centro de produção com 500 profissionais que nas áreas de atualidade e entretenimento produzem programas e conteúdos, destacando-se o canal ZAP VIVA, sendo que é nesta infraestrutura que será integrada a equipa Forbes e desenvolvida a nova estratégia.

Exit mobile version