A DSTV Angola e o Cine Geração realizaram na noite desta quinta-feira, 11, um cocktail de apresentação ao ar livre das obras dos estudantes da academia Multichoice Talent Factoy. No total, foram exibidos 4 curtas- metragens de cinema africano contemporâneo produzidas na Zâmbia, Quénia, Nigéria e Moçambique.
De acordo com os responsáveis, estas sessões surgem para dar visibilidade ao cinema africano no geral e, em particular, à produção cinematográfica dos realizadores formados pelo projecto de responsabilidade social do Grupo MultiChoice, o MultiChoice Talent Factory (MTF). O projecto MultiChoice Talent Factory tem como finalidade levar para o público amante de cinema a diversidade da produção cinematográfica africana.
A Directora para os Assuntos Corporativos da MultiChoice Angola, Estefânia de Sousa, fez saber em entrevista ao AngoRussia, que a DSTV Angola escolheu a Geração 80 como o palco ideal para implementação desta iniciativa, cuja finalidade é dar visibilidade as obras dos realizadores e cineastas da academia MTF. Estefânia de Sousa, revelou também que as inscrições para a edição 2024, começam no dia 12 de Junho do corrente ano. Os interessados devem ser maiores de 18 anos, falar inglês, ter paixão pelo cinema e conhecimento da indústria cinematográfica.
Nós enquanto DSTV Angola temos a geração 80 como a produtora de uma das séries do novo canal Kwenda Magic e nós conhecemos bem de perto este projecto que tem como objectivo aumentar a paixão pela indústria criativa pelo cinema angolano e africano, achamos que seria o palco ideal para nós falarmos um pouco sobre esta iniciativa, uma vez que as candidaturas vão começar agora no dia 12 de Junho e seria óptimo neste ambiente cheio de amantes do cinema estudantes potenciais candidatos para conhecerem melhor o projecto”, disse.
Segundo Ngoi Salucombo, Director Criativo da Geração 80, o objectivo do Cine Geração By MTF é de usar o espaço como montra de visibilidade dos trabalhos realizados pelos cineastas das academias MTF, exibindo os seus filmes e partilhando com o público angolano conteúdos de grande qualidade, pouco exibidos no circuito comercial.
O evento que exibiu as curtas-metragens ‘O Lobolo’ de Maira Tauacale, ‘Bride Untangled’ de Julie Ako, ‘Omugwo’ de Deladem Duki, e ‘Oko Ke Akueth’ de Orire Lucky Nwani reuniu diversas figuras públicas da sétima arte, tais como Sílvio Nascimento, Carlos Alves, Vânia Oliveira, Ondjaki entre outros.
Por: Irinea Lukombo