Angolana junta Embaixadores Africanos em Washington para promover Continente Africano


A realizadora angolana Hariana Verás juntou vários Embaixadores Africanos em Washington para promover Continente Africano. Sob o lema “África contada por africanos” e no âmbito das comemorações do dia de África que se assinala há 25 de Maio, um grupo de jovens angolanos residentes nos Estados Unidos da América, vai lançar o programa televisivo denominado Get To Know África (Conheça África). O lançamento previsto para o final do mês, acontece em Washington DC, através das cadeias televisivas DCTV e FPA.

No intuito de divulgar Angola nos Estados Unidos, em 2012, o grupo de angolanos criou uma organização sem fins lucrativos chamada Get To Know Africa Corporation. Numa primeira fase, a organização tinha como objetivo divulgar a imagem de Angola nos EUA, com o passar dos anos, a organização recebeu uma série de prémios e reconhecimentos pelo seu excelente trabalho, assim que em 2016, os membros da organização decidiram ampliar o projeto de divulgação passando a trabalhar num projeto maior, que consiste na divulgação não só de Angola mas do continente africano em geral.

No final do ano de 2016, Hariana Verás e a sua equipa deram início aos trabalhos de preparação do novo programa televisivo, que começou com várias reuniões com o corpo diplomático africano acreditado em Washington, DC, no intuito de coordenar e traçar algumas ideias para o programa Get To Know Africa (Conheça Africa), Hariana Verás mantéu vários encontros com vários embaixadores africanos em Washington e deu a conhecer o projeto aos mesmo, que desde o princípio mostraram um grande interesse no projeto. Durante os encontros, os Embaixadores manifestaram o seu total apoio e comprometeram-se a trabalhar com a Get To Know Africa Corporation com vista a uma melhor divulgação do continente africano nos EUA.

O referido projeto, visa a promoção da imagem do continente africano nos Estados Unidos da América, bem como o enriquecimento dos conhecimentos dos cidadãos americanos e outras comunidades residentes nos Estados Unidos, sobre a história, o potencial, as oportunidades de negócios, o turismo e a cultura dos povos africanos, por meio de um programa televisivo voltado em especial para o público em geral.

Através do enorme poder da imagem, a Get To Know Africa Corporation, pretende contribuir para a mudança na forma como os americanos encaram o continente africano. Esclarecer as percepções negativas que os americanos têm sobre África, fomentadas pela influência de relatórios desequilibrados das principais fontes de informação que apenas enfatizam os aspectos negativos de África, é um dos muitos objetivos da organização.

“Nossa missão é contar o outro lado da história de África que a media americana geralmente não mostra, mostrar os aspectos positivos de África e do povo africano e esclarecer muitos equívocos sobre África na voz dos próprios africanos é o que vamos fazer. Desta vez, não serão outras pessoas a contar a história de África, mas sim os próprios africanos. Durante muito tempo, os africanos não tiveram voz quando o assunto fosse falar de África, acreditamos que as vozes têm o poder de moldar culturas, crenças e histórias quando ouvidas. Apesar dos vários desafios que ainda tem pela frente, África é um belo continente e com um grande potencial para ser divulgado” frisou Hariana Verás mentora do projecto.

Para alcançar os objetivos a que se propõe, a Get To know África Corporation, esta a trabalhar em parceria com as embaixadas africanas acreditadas em Washington, DC, de modos a agilizar a obtenção de dados e informações importantes sobre os países africanos com vista a uma melhor divulgação do continente.

A organização trabalhará ainda com varias organizações privadas, governamentais e não governamentais norte-americanas, que trabalham diretamente com os países africanos, de modos a ampliar a obtenção de informações que possam ser úteis para a divulgação e promoção do continente Africano nos Estados Unidos.

A antiga narrativa de uma África desconectada da economia global, representada por conflitos e fortemente dependente de doadores externos, está a desaparecer. Uma onda de transformação impulsionada por negócios, modernização e um novo quadro de africanos extraordinariamente talentosos está a empurrar o continente das margens do mundo para o mainstream global. Por esta e muitas outras razões é necessário que se faça um grande trabalho de divulgação do continente disse Hariana Verás

Em Fevereiro de 2017 começaram as gravações que culminará com o lançamento do programa no final do mês de Maio do presente ano.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!