Sempre muito criticada pelos seus trabalhos, considerado por muitos, ousados de mais para uma sociedade conservador como a angolana, a modelo da Hadja Model´s, Lisandra Francisco, 24 anos, surpreendeu os seus seguidores de uma rede social, ao revelar que tem procurado economizar o máximo possível, para ajudar crianças que sofrem de Hidrocefalia do Centro de Hidrocefalia do Kilamba Kiaxi, Luanda, tendo já conseguido valores para operação de uma delas que depois da operação tem apresentado melhorias e a modelo a considera como sua afilhada.
Na manhã desta quarta-feira (14), a modelo Lisandra Francisco surpreendeu os seus fãs publicando uma foto em que a modelo aparece no colo com uma criança que sofre de Hidrocefalia, no Centro de Hidrocefalia do Kilamba kiaxi, tal gesto não passou despercebido a equipa da AngoRussia, que logo tratou de procurar a modelo para contar como começou a sua história com a pequena “Belvi”, afilhada da modelo que aparece com ela na foto.
Sempre simpática e acessível, Lisandra contou à AngoRussia, que a sua ligação com a pequena Belvi que sofre de hidrocefalia começou em 2013, a quando de uma visita de beneficência da sua agência “Hadja Modls” na companhia do seu agente Hadjalmar El Vaim e os candidatos do concurso Mister Angola daquele ano no Centro de Hidrocefalia. Segundo a modelo, depois de ver as crianças, apaixonou-se pelo projecto e pela pequena que sorriu assim que bateu os olhos nela (Lisandra).
“A primeiro vez que fui a este centro foi com o meu agente Hadjalmar e com os candidatos ao Mister Angola 2013 ,numa visita de beneficência da minha agência “Hadja Models ” onde apaixonei-me pelo projecto e por essa linda menina de nome Belvi ,que a primeira vista sorriu pra mim peguei-a no colo e senti uma necessidade enorme de vê-lá outra vez, a mãe da bebé logo pediu-me para ser madrinha da menina e eu aceitei. Comecei a pesquisar mais sobre a doença e todos os finais de semana sempre que pudesse fazia uma visita e levava alguns bens para eles”, escreveu a modelo.
Depois das visitas periódicas, a modelo revelou que começou a guardar algum dinheiro dos trabalhos que foi fazendo para ajudar a pagar a operação da pequena Belvi.
“Depois de algum tempo isso no fim do ano passado juntei algum dinheiro que tenha feito com os meus trabalhos de manequim e costeei a operação da menina , que graças a Deus hoje goza de boa saúde e já apresenta melhorias com o tratamento espero em breve poder mostrar como ela esta agora.”, contou feliz a namorada do kudurista.
A top lamenta que sua agenda de trabalho não lhe tem permitido com que continuasse com as suas visitas constantes ao centro. Para terminar, Lisandra revelou que tem um projecto em curso para tentar custear a operação de mais de 100 crianças que sofrem com essa doença e incentivar cada vez mais pessoas para ajudar as crianças e suas famílias.
“Por ter tanto trabalho faz algum tempo que não há vejo. Tenho um projecto junto dos médicos deste centro de operar mais de 100 crianças com Hidrocefalia espero cumpri-lo até ao mês de Julho . Sendo o meu maior objectivo incentivar cada vez mais pessoas a ajudarem essas crianças e suas famílias pois morrem por dia mais de 10 crianças na lista de espera para uma operação.”, terminou a modelo de 24 anos.
Hidrocefalia é, de forma genérica, a acumulação de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo), que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral e aumento e inchaço do crânio.
É um problema de saúde que, na maior parte das vezes, está associado ao aparecimento de Spina Bifida. O líquido cefalorraquidiano passa, no cérebro, de um ventrículo para o seguinte (existem, ao todo, quatro) através de canais relativamente estreitos, circulando depois na superfície do cérebro e sendo, finalmente, absorvido pela sistema sanguíneo. Existe ainda uma parte do líquido que circula ao longo da medula espinhal.