Lewis Hamilton repreendido pela rainha de Inglaterra por não saber se comportar na mesa


O piloto de Fórmula 1 sentou-se ao lado da rainha Isabel II mas não soube comportar-se à mesa. A monarca interveio para lhe explicar o que fazer.

Almoçar com a rainha de Inglaterra é um privilégio inacessível à grande maioria dos súbditos de Isabel II. Mas a honra foi concedida ao piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, que até já foi condecorado com uma medalha da Ordem do Império Britânico, em 2009.

Hamilton recebeu recentemente o convite para um almoço e ficou sentado mesmo ao lado da rainha. Mas foi repreendido pela falta de modos, mal a refeição tinha começado. “Estava entusiasmado e comecei a falar com ela, mas ela apontou para a minha esquerda e disse ‘não, falas primeiro para aquele lado e eu falo primeiro para este, depois volto a falar contigo'”, contou o piloto, num programa da BBC.

Segundo o Telegraph, as regras da etiqueta indicam que a anfitriã começará sempre a conversa com o convidado sentado ao seu lado direito. As outras pessoas devem fazer o mesmo. Só a meio da refeição a anfitriã se dirige à pessoa que se senta ao seu lado esquerda, sendo seguida no gesto pelos restantes à mesa.

Não é a primeira vez que um convidado da rainha se embaraça por quebrar o rígido protocolo que define as interações com a monarca britânica. Em 2009, Michelle Obama, a mulher do presidente norte-americano, abraçou a rainha durante uma visita de Estado. O gesto causou espanto, já que a realeza britânica é avessa ao toque e, sobretudo a rainha, evita firmemente o contacto físico em público.

AR/DN

Exit mobile version