A sétima edição do concurso de kizomba “Feskizomba”, irá homenagear dois grandes nomes da cultura nacional Beto (a título póstumo) e Moniz de Almeida, pelo contributo dado por eles à música angolana., noticiou o Jornal de Angola.
A edição deste ano do concurso de kizomba “Feskizomba”, vai homenagear os músicos Beto (a título póstumo) e Moniz de Almeida, pelo contributo dado por eles à música nacional.
As inscrições para o concurso, decorrem desde sábado até ao dia 30 de Abril, em todo o país, nas representações da promotora de espectáculos Organizações África Cultura, sedeadas nas capitais provinciais.
Aníbal Silva, responsável da promotora, disse que, em Luanda, as inscrições também são feitas nas casas de venda de discos, na sede das Organizações África Cultura, situada no bairro Neves Bendinha, na Rua dos Marecos, e no Centro Recreativo e Cultural Chá de Caxinde.
Os concorrentes de Luanda foram seleccionados na altura das inscrições. Os interessados devem apresentar um disco com um tema de kizomba da sua autoria. Nas províncias, explicou, os candidatos vão ser seleccionados a partir de Março.
A realização da final do concurso está marcada para o dia 26 de Junho, no Cine Atlântico, em Luanda. Aníbal Silva adiantou que a descentralização das inscrições e selecção dos semi-finalistas e finalistas vai dar outra dinâmica ao concurso e estimular os novos talentos.
O Feskizomba quer incentivar a criação de um fórum permanente, assim como promover encontros entre profissionais e amadores, para abordarem questões que se prendem com a música e o seu desenvolvimento.
Neyde da Luz é a detentora do troféu de 2013, com o tema “Meu Marido”, enquanto Francisco Ambrósio (2012), Julieta Paulo (2011), Amaro Capassa (2010), Maria João Canga (2009) e Antónia da Silva (2008) foram os vencedores das edições anteriores.
A Organizações África Cultura é uma promotora de espectáculos criada em 1993. Além do Feskizomba, já organizou os festivais de Dança, em 1993, Rap, em1996, e Lambada, em 1997.