Fruto da independência Angola já tem músicos no ranking internacional “Anselmo Ralph”


Aproximando-se o dia dos 38 anos da indepêndencia nacional, a diva da música Yola Semedo, falou sobre o efeito e do clima de paz que se vive em Angola, realçando as acções que têm sido promovidas em prol da afirmação e expansão da música angolana.

Segundo o portal noticioso Angop, Yola Semedo falava a  propósito dos ganhos proporcionados pelo clima de paz que se regista do país.

Fruto da independência e do período de paz, disse, Angola já começa a ter artista no ranking internacional, com é o caso do músico Anselmo Ralph.

“Julgo que dentro de mais alguns anos teremos ainda mais músicos a serem ouvidos fora do país, só precisamos de ter as portas abertas para então darmos os passos necessários”, referiu a artista.

Yola Semedo, disse que o Ministério da Cultura deve apostar mais, ao construir escolas de música e salas de espectáculos, criar condições para impulsionar a acção dos artistas.

A diva reconheceu que os músicos angolanos, maioritariamente, cantam apenas por ser um dom de Deus, visto que nunca passaram por uma escola e não conheceram teorias da música.

Exortou os músicos angolanos no sentido de, ao escreverem as suas músicas, deixarem um legado positivo para as gerações vindouras.

Yola Moutofa Coimbra Semedo, nascida no município do Lobito, província de Benguela, iniciou a sua carreira musical em 1984, como vocalista do grupo Impactus 4 (formada por seus irmãos).

Conquistou o prémio de “Voz de Ouro de África” (1995), em representação de Angola no festival organizado pela Unesco, na Bulgária, e foi considerada a melhor voz feminina de Angola, por três vezes consecutivas (2000, 2006, 2007).

Ganhou o prémio de “Balada do ano (2006)” e de “Melhor intérprete feminina”, por duas vezes (2006 e 2007), “Diva do ano”, em 2007 e 2008, e conquistou a edição 2010 do “Top dos Mais Queridos”, uma realização da Rádio Nacional de Angola.

Tem ainda no mercado “Diário de Memorias” e o Dvd 25 anos de carreira.

Exit mobile version