O filme “La La land: Cantando estações” foi o grande vencedor da 70.ª edição dos prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, o BAFTA, maior prêmio do cinema britânico, ao levar neste domingo (12), estatuetas em cinco categorias, entre elas melhor filme, melhor diretor (Damien Chazelle) e melhor atriz (Emma Stone). Com isso, o musical se fortalece ainda mais como favorito ao Oscar de 2017.
O filme, escrito e dirigido pelo norte-americano Damien Chazelle, e que conta a história de amor e jazz entre Mia (Emma Stone) e Sebastian (Ryan Gosling) em Los Angeles, impôs-se a ‘Moonlight’, de Barry Jenkins, ‘O Primeiro Encontro’, de Denis Villeneuve, ‘Eu, Daniel Blake’, de Ken Loach, e ‘Manchester by the sea’, de Kenneth Lonergan.
O filme, indicado em dez categorias da premiação da Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão, ainda foi o escolhido como melhor fotografia e melhor canção original.
Já o longa “Eu, Daniel Blake”, do diretor Ken Loach, levou o prêmio de melhor filme britânico.
Casey Affleck, de “Manchester à beira-mar”, foi o vencedor na categoria de melhor ator. Viola Davis, como esperado, ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante por “Um limite entre nós”. A zebra ficou com a escolha de Dev Patel (“Lion: Uma jornada para casa”) como melhor ator coadjuvante.
O segundo grande favorito da noite, o filme ‘Animais Noturnos’, de Tom Ford, que também partia com nove nomeações, não recebeu qualquer galardão.
‘Manchester by the sea’ obteve os prémios de melhor ator principal (Casey Affleck) e de melhor argumento original.
O filme ‘Lion – a longa estrada para casa’ conseguiu também dois BAFTA: melhor ator secundário (Dev Patel) e melhor argumento adaptado.
Veja a lista completa com os ganhadores (em negrito):
Melhor filme
- “La la land: Cantando estações”
- “Eu, Daniel Blake”
- “A chegada”
- “Manchester à beira-mar”
- “Moonlight: Sob a luz do luar”
Melhor filme britânico
- “Eu, Daniel Blake”
- “Animais fantásticos e onde habitam”
- “Notes on blindness”
- “American honey”
- “Negação”
- “Sob a sombra”
Melhor filme de diretor, roteirista ou produtor britânico estreante
- “The girl with all the gifts” (Mike Carey, roteirista; Camille Gatin, produtora)
- “The hard stop” (George Amponsah, roteirista, diretor e produtor; Dionne Walker, roteirista e produtora)
- “Notes on blindness” (Peter Middleton, roteirista, diretor e produtor; James Spinney, roteirista e diretor; Jo-Jo Ellison, produtor)
- “The pass” (John Donnelly, roteirista; Ben A. Williams, diretor)
- “Under the shadow” (Babak Anvari, roteirista e diretor; Emily Leo, produtor; Oliver Roskill, produtor; Lucan Toh, produtor)
Melhor filme em língua estrangeira
- “Dheepan: O refúgio” (Jacques Audiard)
- “Julieta” (Pedro Almodóvar)
- “Mustang” (Deniz Gamze Ergüven)
- “O filho de Saul” (Lázló Nemes”)
- “Toni Erdmann” (Maren Ade)
Melhor documentário
- “A 13ª emenda” (Ava DuVernay)
- “The Beatles: Eight days a week – The touring years” (Ron Howard)
- “The eagle huntress” (Otto Bell)
- “Notes on blindness” (Pete Middleton e James Spinney)
- “Weiner” (Josh Kriegman e Elyse Steinberg)
Melhor animação
- “Procurando Dory” (Andrew Stanton)
- “Kubo e as cordas mágicas” (Travis Knight)
- “Moana: Um mar de aventuras” (Ron Clements e Don Hall)
- “Zootopia” (Byron Howard e Rich Moore)
Melhor diretor
- Damien Chazelle (“La la land: Cantando estações”)
- Ken Loach (“Eu, Daniel Blake”)
- Denis Villeneuve (“A chegada”)
- Kenneth Lonergan (“Manchester à beira-mar”)
- Tom Ford (“Animais noturnos”)
Melhor roteiro original
- Taylor Sheridan (“A qualquer custo”)
- Paul Laberty (“Eu, Daniel Blake”)
- Damien Chazelle (“La la land: Cantando estações”)
- Kenneth Lonergan (“Manchester à beira-mar”)
- Barry Jenkins (“Moonlight: Sob a luz do luar”)
Melhor roteiro adaptado
- Eric Heisserer (“A chegada”)
- Robert Schenkkan e Andrew Knight (“Até o último homem”)
- Theodore Melfi e Allison Schroeder (“Estrelas além do tempo”)
- Luke Davies (“Lion: Uma jornada para casa”)
- Tom Ford (“Animais noturnos”)
Melhor ator
- Ryan Gosling (“La la land: Cantando estações”)
- Casey Affleck (“Manchester à beira-mar”)
- Jake Gyllenhaal (“Animais noturnos”)
- Andrew Garfield (“Até o último homem”)
- Viggo Mortensen (“Capitão fantástico”)
Melhor atriz
- Emma Stone (“La la land: Cantando estações”)
- Amy Adams (“A chegada”)
- Emily Blunt (“A garota no trem”)
- Natalie Portman (“Jackie”)
- Meryl Streep (“Florence: quem é essa mulher?”)
Melhor ator coadjuvante
- Aaron Taylor-Johnson (“Animais noturnos”)
- Dev Patel (“Lion: Uma jornada para casa”)
- Hugh Grant (“Florence: Quem é essa mulher?”)
- Jeff Bridges (“A qualquer custo”)
- Mahershala Ali (“Moonlight: Sob a luz do luar”)
Melhor atriz coadjuvante
- Hayley Squires (“Eu, Daniel Blake”)
- Michelle Williams (“Manchester à beira-mar”)
- Naomie Harris (“Moonlight: Sob a luz do luar”)
- Nicole Kidman (“Lion”)
- Viola Davis (“Um limite entre nós”)
Melhor canção original
- Jóhann Jóhannsson (“A chegada”)
- Mica Levi (“Jackie”)
- Justin Hurwitz (“La la land: Cantando estações”)
- Dustin O’Halloran e Hauschka (“Lion”)
- Abel Korzeniowski (“Animais noturnos”)
Melhor fotografia
- Bradford Young (“A chegada”)
- Giles Nuttgens (“A qualquer custo”)
- Linus Sandgren (“La la land: Cantando estações”)
- Greig Fraser (“Lion”)
- Seamus McGarvey (“Animais noturnos”)
Melhor edição
- Joe Walker (“A chegada”)
- John Gilbert (“Até o último homem”)
- Tom Cross (“La la land: Cantando estações”)
- Jennifer Lame (“Manchester à beira-mar”)
- Joan Sober (“Animais noturnos”)
Melhor design de produção
- John Bush e Charles Wood (“Doutor Estranho”)
- Stuart Craig e Anna Pinnock (“Animais fantásticos e onde habitam”)
- Consolata Boyle (“Florence: Quem é essa mulher?”)
- Madeline Fontaine (“Jackie”)
- Mary Zophres (“La la land: Cantando estações”)
Melhor cabelo & maquiagem
- Jeremy Woodhead (“Doutor Estranho”)
- J. Roy Helland e Daniel Phillips (“Florence: Quem é essa mulher?”)
- Shane Thomas (“Até o último homem”)
- Donald Mowat e Yolanda Toussieng (“Animais noturnos”)
- “Rogue One: Uma história Star Wars”
Melhor som
- Claude La Haye, Bernard Gariépy Strobl e Sylvain Bellemare (“A chegada”)
- Mike Prestwood Smith, Dror Mohar, Wylie Stateman e David Wyman (“Horizonte profundo: Desastre no Golfo”)
- Niv Adiri, Glenn Freemantle, Simon Hayes, Andy Nelson e Ian Tapp (“Animais fantásticos e onde habitam”)
- Peter Grace, Robert Mackenzie, Kevin O’Connell e Andy Wright (“Até o último homem”)
- Mildred Iatrou Morgan, Ai-Ling Lee, Steve A. Morrow, Andy Nelson (“La la land: Cantando estações”)
Melhores efeitos visuais
- Louis Morin (“A chegada”)
- Richard Bluff, Stephane Ceretti, Paul Corbould e Jonathan Fawkner (“Doutor Estranho”)
- Tim Burke, Pablo Grillo, Christian Manz e David Watkins (“Animais fantásticos e onde habitam”)
- Robert Legato, Dan Lemmon, Andrew R. Jones e Adam Valdez (“Mogli: O menino lobo”)
- Neil Corbould, Hal Hickel, Mohen Leo, John Knoll e Nigel Sumner (“Rogue One: Uma história Star Wars”)
Melhor curta-metragem de animação britânico
- “The Alan dimension” (Jac Clinch, Jonathan Harbottle e Millie Marsh)
- “A love story” (Khaled Gad, Anushka Kishani Naanayakkara e Elena Ruscombe-King)
- “Tough” (Jennifer Zheng)
Melhor curta-metragem britânico
- “Consumed” (Richard John Seymour)
- “Home” (Shpat Deda, Afolabi Kuti, Daniel Mulloy e Scott O’Donnell)
- “Mouth of hell” (Bart Gavigan, Samir Mehanovic, Ailie Smith e Michael Wilson)
- “The party” (Farah Abushwesha, Emmet Fleming, Andrea Harkin e Conor MacNeill)
- “Standby” (Charlotte Regan e Jack Hannon)
Revelação (voto do público)
- Anya Taylor-Joy
- Laia Costa
- Lucas Hedges
- Ruth Negga
- Tom Holland