Filme angolano “Njinga-Rainha de Angola” exibido em Montreal


O filme angolano Njinga-Rainha de Angola, produzido pela Semba Comunicações, foi exibido na sexta-feira e sábado na cidade canadiana de Montreal, província de Quebeque.

A longa metragem, que tem nos principais papéis a modelo Lesliana Pereira, Sílvio Nascimento e Jaime Joaquim, está a representar o país no World Film Festival (Festival de Filmes do Mundo), a decorrer de 21 de Agosto a 1 de Setembro do corrente ano naquela província francófona do Canadá.

Algumas películas, das 350 presentes, concorrem aos prémios de melhor faixa, realizador, actor e contribuição artística. Estão em disputa igualmente o Grande Prémio das Américas, o Grande Prémio Especial dos Juris e o Prémio de Inovação.

O filme de Angola revela a trajectória da vida de Rainha Jinga Mbandi, descrita como uma mulher forte, destemida e inteligente, enquanto princesa até a sua ascenção ao poder, após a morte de seu pai, Ngola Kiluanji.

As guerras de sertão contra a Rainha, a ocupação de Luanda pelos holandeses em 1641, que motivou a Njinga a estabelecer uma aliança com estes, como estratégia para combater os portugueses e evitar com isso a subalternização e a opressão do seu povo são também retratados no filme.

Com 99 minutos de duração, o mesmo foi gravado em Português, com alguns trechos pronunciados em kimbundo, e exibido para o público canadiano com legendas em inglês.

Exit mobile version