O estilo musical angolano Kuduro subiu de tom neste sábado (31 ), no primeiro e último dia da 5ª edição do Festival I Love Kuduro, ao reunir num dos pavilhões da Feira Internacional de Luanda (FIL) os principais “players” deste ritmo.
O espectáculo teve início por volta das 16horas com os apresentadores a darem boas-vindas ao “mar de adeptos” do estilo nascido nos anos de 1990.
Os kuduristas Nacobeta, Bruno M, Maya Zuda, Cabo Snoop, Noite e Dia, os The Groove e W King foram alguns dos encarregados de transportar o público até ao entrar da noite.
Tony Amado, um dos precursores do Kuduro, fez uma retrospectiva das suas músicas.
Do tempo que lhe foi reservado, o músico, um dos mais antigos neste ritmo, conseguiu apresentar parte do seu repertório.
E para fechar a 5ª edição do “Festival I Love Kuduro”, Nagrelha foi convidado ao subir ao palco. O relógio marcava 21h40 e o público fiel ainda lá estava intacto, a aguardar por um dos grandes momentos do dia. O “Estado Maior do kuduro”, fez a sua parte, deixando para o público o dever dos aplausos e para a Da Banda, produtora do evento, a nostalgia do recém terminado festival.
Desde Outubro de 2011, o festival tem juntado e criado intercâmbio entre vários nomes do Kuduro, música electrónica e urban music angolana e internacional. O I Love Kuduro começou a fazer furor com os seus dois eventos com lotação esgotada na Europa: a Kuduro Sessions Paris que recebeu mil e 500 pessoas, segundo a organização, no Showcase Club em Paris (França), no dia 06 de Outubro de 2011 e mais de dois mil e 500 pessoas na Kuduro Sessions Berlin, no Arena Club em Berlim (Alemanha), no dia 3 de Dezembro de 2011.
O I Love Kuduro é um festival internacional que visa promover o Kuduro e a música angolana, com especial atenção a música electrónica angolana. O principal objectivo deste projecto é promover o encontro entre artistas angolanos e o público, bem como valorizar o Kuduro como um estilo musical que mais cresce dentro e fora de Angola.