Recentemente a dona de hits marcantes como “Xucalho”, Titica, abriu o coração para esclarecer um dúvida que geralmente suscita debates em vários meios sociais, relativamente a “orientação sexual”. De forma aberta, a cantora apresentou uma excelente abordagem sobre o assunto ao descrever a diferença entre Transgênero e Travesti, e esclareceu ao público sobre a sua orientação sexual pessoal.
Titica, que é uma das pessoas que busca desmistificar a homofobia, exatamente pelo facto de considerar que a sociedade angolana não tem uma visão aberta quando se trata de aceitação da opção sexual de qualquer pessoa, levantou vários argumentos e com detalhes apresentou a sua visão sobre o assunto.
“Transgénero/Travesti
Os transgéneros, tal como dissemos não estão incluídos na questão da orientação sexual mas sim na de identidade de género. É um grupo que conta também com bastante representatividade na cultura angolana. Existem contudo entendimentos diferentes que devem ser esclarecidos. Transexual: pessoa que possui identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento. Homens e mulheres transexuais podem manifestar o desejo de se submeterem a intervenções médico-cirúrgicas para transformarem o que era o seu sexo de nascimento do género com que se identificam. A esse processo deu-se o nome de transição. Transformista: individuo que se veste com roupas do gênero oposto movido a questões artísticas. Transgênero: termologia utilizada para descrever pessoas que transitam entre os gêneros. São pessoas cuja identidade de gênero transcendem as definições convencionais de sexualidade”, definiu Titica.
Ao ver a definição detelhada da cantora, um internauta decidiu questionar aonde é que a mesma se enquadrava dentres os vários tipos de identidade que apresentou.
“E tu querida, depois desta bela abordagem, bastante esclarecedora, podes informar aos teus fãs, onde é que, te enquadras? Se não for inconveniente algum! Agradeço”, questionou o internauta.
Sem rodeios a cantora respondeu o internauta dizendo: “Sou uma mulher Trans hetero*”.
Teca Miguel Garcia, conhecida pelo nome artístico Titica ou Ticny, é cantora, compositora, dançarina, que se tornou ícone do estilo Kuduro em 2011, a partir do lançamento do seu primeiro trabalho discográfico, intitulado “Chão”.
Por: Sofia Adelino