Tchizé dos Santos ‘exalta’ figura de Rainha Njinga Mbandi ao lado de José Eduardo dos Santos: -“Pela capacidade de usar a diplomacia a favor dos interesses do povo”


A empresária Tchizé dos Santos, ‘exaltou’ nesta quarta-feira, 19 de Outubro, uma das figuras emblemáticas da história de Angola, Rainha Njinga Mbandi, pela sua verticalidade no que concerne a liderança e consequentemente mencionou o seu pai, José Eduardo dos Santos, pelo sentido de soberania na luta dos interesses do povo angolano.

Foto: Reprodução Instagram (Tchizé dos Santos)

Tchizé dos Santos, que mostra ser uma mulher bastante informada sobre a história do seu país, partilhou umas das imagens da Rainha Ginga, onde a mesma aparece em negociação com o representante do Rei de Portugal, naquela época.

“Rainha angolana N’jinga M’Bandi (1583-1663), ou Rainha Ginga, a mais conhecida, a mais aclamada e mais célebre rainha de Angola de todos os tempos, negociando com o representante do Rei de Portugal no Século XVII. OBS: O representante do rei de Portugal não preparou um banco para a rainha de Angola e eis que ela ordenou que um de seus vassalos se curvasse para sentar-se e mostrou assim que só aceitava negociar de igual para igual em nome da soberania do seu povo”, disse.

Oportunamente, a empresária reconheceu a força da mulher angolana e mencionou que o referido retrato serve igualmente de mensagem para aqueles que demonstram-se cépticos em ver mulheres nos cargos de chefia.

“Esta imagem está dentro do contexto e cultura do século XVI e XVII e demonstra bem a força, a coragem e a capacidade de liderança da mulher angolana. É também uma forte mensagem para os que se dizem cépticos sobre a eleição de uma mulher para o cargo de Chefe de Estado em Angola e um lembrete de que os chefes de estado mais célebres de Angola foram N’jinga M’Bandi (uma mulher) e José Eduardo dos Santos, ambos pelo seu irrefutável sentido de soberania e capacidade de usar a diplomacia a favor dos interesses do povo que lideravam sem baixar a cabeça a ninguém e sim dialogando de Igual para igual em nome da nação que representaram”, completou a empresária.

Exit mobile version