Rita Pereira é acusada de ‘apropriação cultural’ por usar tranças africanas


Após ter mudado de visual, recentemente a actriz portuguesa, Rita Pereira, foi vítima de ataques nas redes sociais. Alguns internautas acusam a artista de apropriação cultural por esta ter adoptado um penteado de origem africana, as famosas “tranças Twist”.

Rita usou as redes sociais, para partilhar com os fãs e seguidores a sua mudança de visual através de um vídeo no qual surge a dançar e a cantar um tema com uma mensagem sobre o racismo em Portugal. Atitude que não teria sido bem vista por alguns admiradores, que a acusaram de apropriação cultural, tendo posteriormente sido alvo de duras críticas.

“Querida, essa descrição da música não faz sentido nenhum. Tu não és preta para os brancos, vocês nunca vão ser pretos, nunca, e nunca vão saber o que é ser preta principalmente aqui em Portugal. Pelo facto de gostares da nossa cultura e dela fazer parte dos teus laços, não és preta e nem vais ser. E por seres tão privilegiada por ser branca, consegues cantar esta letra e meter na internet como se nada fosse. Aliás, quem fez a letra foi a mesma coisa”, comentou uma seguidora, referindo-se do tema ‘Sou Filha da Tuga’ da cantora Irma.

A actriz por sua vez, não ficou indiferente e respondeu directamente à internauta em questão.

“Mas quem disse que sou preta para os brancos? Estou a cantar, não estou a dizer que eu sou a letra desta música. Não sou preta, eu sei, nunca o serei, eu sei, mas admiro a cultura, vivo a cultura desde que nasci, defendo e respeito. Não entendo realmente este ataque, mas sinto-me tranquila com as minhas atitudes e se um dia errar tenho muitos amigos e família pretos para me dizerem, obrigada”, respondeu.

Uma outra internauta questionou o facto da artista ter usado um emoji (negro) para responder a uma seguidora.

“Mas está tudo bem? Até a cor do emoji agora é questionável. Porque sou preta não posso colocar emoji (Branco) ou vice/versa… O que um cabelo com tranças twist veio aqui revelar é que o racismo continua e continuará”. Já outra comentou: “Ficou extremamente horrível, apaga”.

Após a polémica, o namorado de Rita, Guillaume Lalung, saiu em sua defesa ao comentar “Miúda, eu amo o teu cabelo assim. Orgulho por partilhares a cultura negra”.

Exit mobile version