O grupo de humoristas angolanos, recentemente deu um salto gigantesco na sua carreira artística ao voltar a assinar um contrato com a Disney Channel Portugal, onde já apresentou um talk show.
Em conversa com o AngoRussia, Costa Vilola integrante do grupo Tuneza, não escondeu a satisfação de celebrar novamente o contrato para representação de Angola, num dos maiores canais Infanto-juvenil, que passa a mais variada programação da Disney, em Portugal.
“Este ano estamos a repetir o contrato com a Disney, porque já lá estivemos o ano passado com uma ‘Cite Comedy’ denominada ‘Banga Shopping’ com uma versão antiga dos Tuneza, em que todos nós fazíamos vários personagens. Por tanto, no início de Maio do ano em curso, voltamos para Disney num formato mais abrangente com o intuito de promover os humoristas angolanos, razão pela qual vamos levar vários humoristas do país, para uma espécie de Stand Up Comedy, Tropas dos Tuneza, onde vai acontecer tudo num restaurante montado por nós, e os mesmos irão apresentar-se em palco e no final o vencedor é escolhido pelo público presente”, começou por contar o humorista.
Costa, continuou por dizer, este programa vai permitir, de igual modo, que várias figuras públicas angolanas também façam parte do programa.
O humorista salientou ainda, que o grupo tem sofrido transformações e reinventado-se no mercado para levar aos seus fãs e não só conteúdos de qualidades.
“Somos um grupo de mutantes que se transforma constantemente e reinventa-se. Não trabalhamos para nós e sim para as pessoas, somos aquilo que as pessoas desejarem, um grupo de humoristas que actua em assuntos sociais com leveza, empatia e carisma”, finalizou.
O grupo “Os Tuneza”, foi formado em 2003, inicialmente no teatro, por integrantes do extinto Colectivo de Artes Tuneza, criado em 1999. O mesmo passou a se apresentar em vários restaurantes e espaços públicos de Luanda, onde ganharam notoriedade, tendo chegado as telas dos angolanos com o “Fora de Série”.
Em 2006, Os Tuneza passam a apresentar o programa “Kialumingo”, na Rádio Luanda, posteriormente lançaram o primeiro álbum musical intitulado “Humor ao Domicílio”, todo ele gravado no estúdio da Rádio Nacional de Angola, pela AQ Produções, com participações de Kizua Gourgel, Totó, Dodó Miranda e o radialista Afonso Quintas. Em 2008, disponibilizaram o DVD “Fora de Série”, contendo as dez primeiras edições do programa de mesmo nome, tendo o ano a seguir estrear-se no programa Coisa Doida, na TV Zimbo.
Além dos programas de televisão, o grupo também apresentam-se com espectáculo “Show Tuneza – Segunda Temporada”, que teve a duração de duas horas, composto de sátiras de diversos artistas angolanos. Em 2010, o grupo assinou um contrato de dois anos com a empresa angolana de gestão de carreira e eventos culturais “Speed Light”, visando potenciar a profissionalização dos cinco artistas, bem como divulgar a sua cultura para outras partes do mundo.
No ano de 2016, estrearam na “Mundo Fox”, canal 500, da DSTV com “Os Tropas D’os Tuneza”, um programa com muito humor e os participantes eram humoristas de toda região de Angola e fizeram parte de uma batalha de humor onde o vendedor torna-se “Os Tropas D’os Tuneza”.
No auge da carreira, o grupo chegou a operadora ZAP, com o programa de comédia “No Cúbico dos Tuneza”, em 2017, um reality show que retrata a história de uma família que vive num apartamento T3, no décimo andar, na cidade de Luanda, onde a dona Bolinha interpretada por Cesalty, vive debaixo do mesmo tecto com o marido Filipe Manuel (Costa), um homem pouco intelectual e que vive de muitas memórias, e ainda com o ex-marido falido Adão N’Vuenda (Gilmário), que recorre à lei para poder viver a custa da ex-mulher, e que ainda traz consigo um filho Mauro N’Vuenda (Tigre) de uma outra relação, já com 30 anos, que diz ser alérgico ao trabalho.