Gelson Caio Mendes, eternamente conhecido como Nagrelha dos Lambas, será homenageado a título póstumo pelo Presidente da República, João Lourenço, nos dias 2 e 3 de Julho, no âmbito da terceira cerimónia de condecorações dos 50 anos da Independência Nacional.

Foto: Reprodução Facebook (Gilmário Vemba)
O ícone do grupo “Os Lambas”, integra a prestigiada lista dos cidadãos que serão agraciados com a “Medalha Comemorativa da Independência”, uma distinção oficial que reconhece o contributo de personalidades que marcaram o percurso do país.
Nagrelha, será condecorado na “Classe Paz e Desenvolvimento”, em reconhecimento pela sua influência cultural e pelo papel determinante que desempenhou na afirmação do kuduro como símbolo da identidade popular angolana.
A distinção atribuída a malogrado, representa também um gesto de valorização colectiva do kuduro, um género musical que há muito ultrapassou as fronteiras dos musseques para se afirmar como uma força de expressão nacional.
Recorde-se que, Gelson Caio Mendes, mais conhecido por Nagrelha dos Lambas, morreu vítima de doença prolongada no dia 18 de Novembro, no Complexo Hospitalar Cardiovascular Dom Alexandre, em Luanda.