Depois do palácio de Buckingham lançar um comunicado onde expressava preocupação sobre o estado de saúde da Rainha Isabel, nesta quinta-feira, 8 de setembro, horas depois voltou a anunciar que a alteza não resistiu, tendo morrido nesta tarde em Balmoral, ao lado da família.
A informação foi revelada durante a tarde, seguido da nomeação do príncipe Carlos como o novo rei da Inglaterra. Este que é herdeiro do trono britânico, irá assumir a posição para a qual se preparou durante toda a sua vida. Aos 73 anos, o filho mais velho da soberana e do príncipe Filipe de Edimburgo será rei e ao seu lado estará Camilla, que será rainha consorte, conforme era desejo de Isabel II segundo um comunicado emitido este ano.
“A rainha morreu tranquilamente esta tarde em Balmoral. O rei e a rainha consorte vão passar a noite em Balmoral e regressam a Londres amanhã”, refere a nota citada pela imprensa internacional.
Isabel II foi a monarca que serviu durante mais anos o Reino Unido. O seu reinado durou exatamente 70 anos, momento que foi assinalado em junho deste ano no Jubileu de Platina.
A partir de agora, o Reino Unido entra num período de 10 dias de luto nacional, no último dos quais se realizará o funeral de Estado de Isabel II. Entretanto, o corpo será transportado de Balmoral, na Escócia, para o Palácio de Buckingham, em Londres, onde ficará até ao funeral.