O jornalista e escritor angolano abordou recentemente, durante o programa “Visão de Ismael Mateus”, da TV Girassol sobre o que pensa relativamente a temática do ‘sonho da casa própria’ e defendeu que nem todo cidadão está preparado para alcançar tal meta.
Ismael Mateus frisou que há indivíduos que não têm capacidade para pagar uma casa, logo não podem optar pelo endividamento. Ressaltou ainda, que o Estado não deve fazer negócio de casas, mas sim o sector privado.
“Corrigindo estes erros todos que andamos a cometer até agora, primeiro acabar com esta loucura de que todos têm que ter casa própria. Quer ter casa própria tem que trabalhar, não um miúdo que mal começou a trabalhar aos 18 anos e já sonha com casa própria. Os nossos pais começavam do arrendamento ou da auto-construção, o outro erro é a ideia de fazer um milhão, a ideia em si não está mal, o erro entra pelo facto de estas casas não serem feitas maioritariamente pelo sector privado, pelas cooperativas e as famílias. O Estado até fez, quando nós olhamos as várias centralidades, o que está errado é não se ter potenciado o sector que devia ser responsável”, destacou.
E Ismael não está errado no seu todo. Pois é necessário ter capacidade financeira primeiro e depois aquisição de casas (renda resolúvel)
Na nossa sociedade tem muito jovem trabalhador, tem de ter sim esse projeto pra casa própria, o problema de muitos mais velhos é não querer ver os jovens a não conseguirem alcançar os sonhos cedo porque eles não alcançaram seus sonhos cedo, o sector privado numa governação dessa, as coisas serão muito caro e com isso os muitos jovens não conseguiram alcançar mesmo o sonho da casa própria