Em recordação aos 20 anos de noivado, assinalados ontem, a empresária Isabel dos Santos, destacou várias qualidades de Sindika Dokolo, e recordou-se com palavras de afeição da cerimênia tradicionalmente conhecida como “alambamento”, que ambos realizaram para o início da sua união matrimonal.
A empresária que sempre faz questão de demonstrar o imensuráveis amor que tem pelo falecido esposo, mais uma vez realçou o quão importante foi a figura de Sindika na sua vida.
“Um sorriso, um gesto significam mil palavras. Na vida caminhamos e conhecemos mil pessoas, e um dia encontramos uma só pessoa que nos faz sentir bater forte o coração … uma só pessoa que nos faz sorrir sem motivo apenas com seu olhar … e que nos faz amar, e saber que somos destinados juntos pra vida. 20 anos passaram ….16 de Dezembro de 2001, dia do nosso pedido tradicional “alambamento”, ou conforme a tradição do Congo- o nosso casamento tradicional… nesse dia de lágrimas de emoção e felicidade encheram os meus olhos e de sorrisos as nossas caras…. Assim nasceu e viveu este amor”, expressou.
Sindika Dokolo era considerado o maior coleccionador de artes africanas, com mais de 3000 peças. Antes da sua morte, esteve casado durante 18 anos com Isabel dos Santos, filha do ex-presidente angolano José Eduardo Santos, com quem teve quatro filhos. Sindika Dokolo tinha 48 anos, nasceu no antigo Zaire, actualmente, República Democrática do Congo.