O jornalista angolano Cabingano Manuel, o apresentador Daniel Nascimento, entre outras figuras públicas angolanas, solicitaram recentemente às intituições que permitam aos jogadores da Selecção Nacional a concentrarem-se apenas nos jogos do CAN, ao invés de distraí-los com pronunciamentos sobre os brindes fornecidos.
O jornalista partilhou o pensamento por meio de uma publicação feita na sua página oficial da plataforma Instagram.
“Selecção que disputa um campeonato deve ser blindada até para os problemas familiares dos atletas! É momento de concentração absoluta! O foco é o jogo. A competição, o país. Tudo resto é periférico! Gostem ou não. É assim que os grandes protegem os seus selecionados, por isso os admiramos, o profissionalismo e as conquistas”, escreveu.
Por sua vez o apresentador Daniel Nascimento, disse o seguinte em uma publicação no Instagram: -“Deixem, por favor, os jogadores concentrarem-se nos difíceis desafios que têm pela frente. Por muito que entenda a vontade de os motivar com prémios, julgo que isso deve ser feito pelas vias institucionais e não de forma pessoal, para se evitar o que aconteceu: um episódio infeliz (a reacção a um telefonema inesperado), seguido de outro (o pedido de desculpas forçado). Como sabemos, há uma horda de burladores sempre no activo e, quiçá, o “Gibelê” pensou tratar-se de mais um. Com toda a ansiedade (legítima) que o país inteiro sente, o que se espera dos líderes são exemplos de serenidade e disciplina, para não se comprometer, mais uma vez, o sonho de vermos Angola ir mais longe…”