Várias figuras conhecidas reagiram, através das redes sociais, a situação do professor que foi recentemente detido por ter supostamente organizado uma marcha de alunos para exigirem que se coloque novas carteiras numa das escolas do município de Viana.
Figuras como Yola Araújo, Eva Rap Diva, Dino Ferraz, Fly Squad, Dog Murras, Elisandra Lima, entre outros emitiram as suas opiniões a respeito e consequentemente clamaram a quem é de direito para uma possível intervenção, relativamente a situação do professor e as condições nas escolas.
“Ao ser verdade que este professor foi preso e espancado em frente aos seus alunos por manifestar junto dos mesmos, a procura de melhores condições para os seus alunos, é uma vergonha. Sendo que não se admite que num país como o nosso em pleno século XXI que nas escolas públicas ainda se usem latas e paus para se assistir às aulas, condições essas desumanas para o aprendizado. Por uma Angola melhor ajudem essas crianças e soltem o professor. Melhorem as condições das escolas, não é essa Angola que queremos”, reagiu Yola Araújo.
Igualmente, Dino Ferraz, um dos artistas que tem se pronunciado sobre diferentes questões sociais, questionou como é possível um docente que clama por melhores condições de trabalho ser preso.
“Como é que se prende um professor por se unir aos alunos no pedido de carteiras? (assentos para os alunos) Acham bonito em 2022 num país como o nosso, ainda haver alunos a assentarem em latas e paus para assistir aulas?”, questionou Dino Ferraz.
Por sua vez, a influenciadora digital Elisandra Lima, contestou o acto, após trazer a ribalta questões ligadas ao pagamento de impostos.
“Estudantes da escola 5008. O imposto que pagamos, chega para comprar Lexus, casas protocolares, motoristas e cozinheiros, mas não chega para comprar carteira”, disse Elisandra Lima.
Para Dog Murras, as crianças devem merecer maior atenção, uma vez que são tidas como futuro da nação, através de criação de condições básicas nas escolas.
“Para que os ‘kandengues’ sejam o orgulho do futuro de uma Nação, cabe aos adultos criarem as condições e, principalmente, escolas com o básico e dignidade garantidas para eles serem bem-sucedidos. É assim que agem os kotas nos países que não param de crescer. Mas, na ‘bandula’ onde os políticos desfilam em luxuosos V-8 e Lexus, ainda há kandengues a estudarem debaixo das árvores, sentados no chão, em latas de leite nido ou pedras. Quer dizer, os próprios ‘Mwatas’ que deveriam garantir um futuro melhor para os nossos caçules, são os que sabotam as escolas públicas para engrandecerem os seus colégios privados, onde os seus filhos têm acesso a tudo em excesso… “, contestou Dog Murras.
Eva Rap Diva reagiu sobre o assunto e levantou algumas questões: O que dizer sobre isto? Crianças que se manifestaram em Luanda, capital de Angola, para exigir cadeiras e mesas nas salas de aula, um professor preso porque se solidarizou com os alunos e uma polícia nacional que disparou com armas de fogo para dispersar a marcha das crianças que caminhavam em direção à administração local para manifestar o seu descontentamento. Parece mentira né?!”
Já o apresentador Fly Squad, destaca que desde o momento que tomou conhecimento da situação do professor, tem mantido contacto e “garantiu estar bem”.
“Desde que tivemos conhecimento, temos estabelecido contacto com o Coronel Bernardo e felizmente ele garantiu que está bem. Estendo a minha gratidão ao Mente Magika, que nas vestes de advogado esteve incansavelmente em cima dos acontecimentos. No entanto, o processo decorre”, disse Fly Squad.
0 Comentário