Exercícios físicos ajudam humorista Agente Formiga na luta contra depressão


O humorista angolano Agente Formiga surpreendeu o público ao anunciar no ano passado que faria uma pausa na carreira porque estava a passar por uma situação difícil, por conta da depressão que tem enfrentado. Recentemente, revelou em exclusivo ao AngoRussia como tem lidado com a doença e qual é o seu estado actual.

A depressão é uma doença do organismo que compromete o físico, o humor e o pensamento. Uma das principais causas é a pressão social que as pessoas sofrem e com o surgimento da pandemia muita gente viu-se privada de alguns hábitos do seu dia a dia, foi o caso do humorista Agente Formiga que quando não conseguiu atingir algumas metas traçadas sentiu-se “frustrado” e foi “atingido” pela doença.

Procurado pela redacção do AngoRussia para saber do seu estado actual, o artista contou que o processo de cura é longo mas tem buscado formas de superar a doença sem recorrer a medicamentos. Felizmente o humorista percebeu os sintomas da doença prematuramente o que facilitou o tratamento.

“Passo por esta situação há uns 3 anos, quando por inexperiência da vida perdi alguns bens que conquistei na carreira, como casa, carro, deixei de suprir algumas necessidades da minha família… O ano passado tive um ataque de nervos e resolvi parar tudo”, contou.

O artista procurou ajuda e pouco a pouco saiu da situação em que se encontrava mas contou que foi difícil porque foram poucas as pessoas que acreditaram que realmente estava doente e diziam tratar-se de “frescura”.

“A minha família percebeu a situação porque sempre acompanharam a minha trajectória, e não foi fácil verem uma pessoa que vivia em um condomínio voltar a viver no bairro por exemplo, mas apoiaram-me”, realçou o artista.

Para o humorista o facto de ser conhecido também agravou a situação, porque a cobrança social é maior, pelo facto de várias vezes as pessoas não entenderem como alguém famoso não tem carro ou não vive numa zona nobre e o questionam, o que leva a momentos de frustração.

“Ser famoso contribuiu muito para a doença porque já ganhei muitas coisas e hoje perdi, mas muita gente não entende, no momento podemos ignorar mas chega uma altura em que repensamos sobre as escolhas feitas no passado e isso sim leva a frustração”.

Agente Formiga garante que hoje está melhor que antes, encontrou na prática de exercícios físicos um aliado para vencer a doença.

“Estou melhor que antes, o processo de cura inclui o exercício físico, o ginásio é o meu maior amigo e medicamento para a cura”, enfatizou.

O humorista revelou que a maior lição que retirou do processo é que deve-se deixar de marcar datas para as metas que se pretende alcançar, pois é algo que fazia e quando não conseguiu sentiu-se frustrado e desenvolveu a doença.

“A vida é feita nas calmas, é bom aproveitar o momento”, disse.

PUB

Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *