O apresentador angolano, Daniel Nascimento, partilhou nesta sexta-feira, 17 de Maio, um vídeo de um casal a simular agressão em plena rua, acompanhada de uma mensagem que desencadeia uma reflexão sobre os códigos educacionais em relação à igualdade de género.
No seu perfil do Instagram, Daniel Nascimento sublinhou que, com o vídeo é notório fazer uma leitura das pessoas na rua, pois, na parte onde a mulher está indefesa perante o agressor, as pessoas a volta conseguem intervir, o que não acontece na situação contrária.
“Não se pode generalizar, mas é notório que há quase sempre uma reacção mais impulsiva e imediata no primeiro exemplo. Porque também a realidade conhecida (e, aqui, conhecida quer dizer isso mesmo, ou seja, as estatísticas suportam o que sabemos) é muito mais a do primeiro do que do segundo caso. Para refletirmos sobre os códigos educacionais que coloca(ra)m sempre a mulher num lugar de maior fragilidade e os homens num lugar de ausência dela. É por isso que neste vídeo, a leitura das pessoas na rua é a de que a mulher está indefesa perante o agressor, mas na situação seguinte o homem pode defender-se da agressora. Mas se o fizesse passaria rapidamente de vítima a carrasco”, lê-se.