Após morte de José Kilamba Rangel, figuras públicas mostram-se sensibilizadas e reagem ao acontecimento


O jovem José Kilamba Rangel de 23 anos, foi atingido mortalmente por um tiro no pescoço disparado que depois perfurou um dos braços de seu amigo Maurício José Isabel, de 16 anos, que teve de ser hospitalizado, por um agente da Polícia Nacional no bairro Prenda, em Luanda, no passado domingo (12) de Julho. Nas redes sociais, figuras públicas mostraram-se sensibilizados com o número crescente de violência contra a população nos últimos dias, tendo apelado mais prudência a Polícia no acto de abordarem um cidadão. 

No dia do funeral que se realizou nesta quarta-feira (15), no Cemitério do Benfica, a confusão foi ainda maior que levou cerca de duas horas, tendo o tumulto continuado no Prenda, logo após o regresso de familiares e amigos do malogrado do funeral que obrigou a Polícia Nacional a fazer diversos disparos para afugentar a população, que por sinal não queria a presença dos mesmos nas proximidades da casa do óbito e deslocaram-se até à esquadra móvel.

Embora terem criado uma barreira para se defender, a população em massa jogaram pedras e garrafas contra os agentes, que culminou na detenção de 13 jovens, apreensão de 21 motorizadas e o ferimento de alguns cidadãos.

Nas redes sociais, internautas de vários pontos de Angola, assim como algumas figuras públicas angolanas mostram-se insatisfeitos e preocupados com o número crescente de mortes causados pela Polícia Nacional nos últimos dias. Nomes como Anselmo Ralph, Fredy Costa, Gilmário Vemba, Titica, Anna Joyce, Bass, Preto Show, Walter Ananaz, Sophia Buco, Eva RapDiva, entre outros estão entre as estrelas que expressaram o seu descontentamento com a situação e criaram o hastag #VidasAngolanasImportam, como forma de chamarem atenção para violência que tem ceifado muitas vidas.

“Temos o mau hábito de nos calarmos diante de injustiças desde elas não nos toquem pessoalmente… Os meus filhos serão mais livres e corajosos do que os avós deles”, escreveu o actor e apresentador Silvio Nascimento.

Por sua vez, Titica recordou que o papel da Policial é cuidar do cidadão e não para tirar a vida do mesmo.

O astro Anselmo Ralph acredita que existe actualmente policias competentes e que fazem devidamente seus trabalhos, e que deve-se excluir os ‘maus’.

“Descansa em paz irmão Angolano, que Cristo esteja contigo onde estiveres e que console a tua família. Acredito que exista muitos homens e mulheres competentes na nossa polícia, mas temos que urgentemente excluir os que não têm esta competência. Porque as vidas angolanas importam”, disse Anselmo Ralph.

Quem também não mostrou-se indiferente a situação foram Anna Joyce, Gilmário Vemba, Preto Show que também usaram a mesma rede para expressarem-se com relação ao ocorrido.

Para Bass, a imprudência e despreparo de agentes já levaram mais vidas que a Covid-19, e é preciso responsabilizar os culpados por estas acções para que não se generalize como má a acção da Polícia Nacional.

“A Imprudência e o despreparo de certos efectivos da polícia nacional já ceifaram mais vidas do que a própria COVID-19.

Afinal estamos a lutar contra quem? #Servir&Proteger é o que deveria ser! É preciso responsabilizar os culpados por estas ações para que não se generalize como má a acção da Polícia Nacional! Meus pêsames e orações à família de mais um irmão angolano que se foi”, disse o cantor.

Em um comunicado de imprensa, a Polícia Nacional reconheceu o erro e pediu desculpas à família enlutada. Referindo que o facto ocorreu no dia 12 de Julho, no bairro Prenda, entre os lotes 9 e 10, quando os agentes, no cumprimento da missão de fiscalização das medidas impostas no âmbito da Situação de Calamidade Pública, efectuavam serviço de patrulhamento e depararam-se com um aglomerado de jovens, em horário e local não autorizados.

Na tentativa de intervenção, refere a Polícia, por imprudência, um dos agentes efectuou disparos com arma de fogo, atingindo mortalmente o cidadão José Kilamba Rangel e tendo causado ferimentos no membro superior direito do cidadão Maurício José Isabel.

Em resposta aos disparos, à população teria metido fogo numa ‘roulette’ da Polícia que ficava naquela bairro. Um forte aparato policial foi enviado par o local, como se pode ver nos demais videos que circulam nas redes sociais.

Exit mobile version