A actriz Angelina Jolie, que sempre esteve afastada das redes sociais, decidiu nesta sexta-feira, 20 de Agosto, abrir uma conta no Instagram com o intuito de apoiar a causa do povo Afeganistão que atravessa uma crise política nos últimos meses.
O facto aconteceu, quando uma menina de nacionalidade afegã, reencaminhou uma carta à actriz, que pouco depois decidiu partilhar com o mundo a dor da menina criando uma conta no Instagram que em menos de 24 horas já conta com mais de quatro milhões de seguidores.
Angelina aproveitou para partilhar uma foto da carta escrita pela rapariga acompanhada de uma legenda onde explica as razões que a motivou a criar a conta no Instagram.
“Esta é uma carta que foi enviada por uma adolescente no Afeganistão. Agora mesmo, as pessoas no Afeganistão estão a perder a capacidade de comunicar nas redes sociais e de se expressarem livremente. Por isso, vim para o Instagram para partilhar as suas histórias e vozes à volta do mundo, aqueles que estão a lutar pelos direito básicos humanos”, referiu a actriz.
Angelina recordou-se ainda de quando fez uma visita à fronteira Afeganistão e presenciou a forma como os residentes afegãos suportavam os maus tratos e escravidão no próprio país de origem.
“Estive na fronteira Afeganistão duas semanas antes de 9/11, onde conheci refugiados afegãos que tinham fugido dos Talibãs, isto já há vinte anos, é doentio ver os afegãos a serem deslocados novamente por medo e incertezas porque cercaram o seu país. Gastar e dinheiro, ter sangue derramado e vidas perdidas apenas para chegar a isto, é um fracasso quase impossível de compreender”, frisou a artista.
A artista aproveitou também para deixar um link no seu Instagram da ACNUR, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, que preocupa-se com as necessidades humanitárias predominantes no Afeganistão, e pede apoio para garantir que todos aqueles que necessitam de assistência não sejam esquecidos.
Por: Sofia Adelino